A luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAMAZ FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA
LUIZ SERGIO MIRANDA DEL PUPO

A LUTA PELO DIREITO
A DEFESA DO DIREITO É UM DEVER PARA COM A SOCIEDADE

Belém - PA
2011
FAMAZ FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA
LUIZ SERGIO MIRANDA DEL PUPO

A LUTA PELO DIREITO
A DEFESA DO DIREITO É UM DEVER PARA COM A SOCIEDADE

Trabalho de Metodologia Científica e Sociologia Geral e Jurídica referente àsegunda avaliação regimental do curso de direito da FAMAZ FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA, orientado por: Prof.ª Karla Tancredi e Prof. Dr. Pedro Nelíto Jr.

Belém - PA
2011
LUIZ SERGIO MIRANDA DEL PUPO

A LUTA PELO DIREITO
A DEFESA DO DIREITO É UM DEVER PARA COM A SOCIEDADE

Trabalho de Metodologia Científica e Sociologia Geral e Jurídica referente à segunda avaliação regimental docurso de direito da FAMAZ FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA, orientado por: Prof.ª Karla Tancredi e Prof. Dr. Pedro Nelíto Jr.

Data: 05/01/2012

Resultado/Nota: _____

BANCA EXAMINADORA:

Prof.ª Esp. Karla Tancredi FAMAZ

Assinatura:________________________________________

Prof. Dr. Pedro Nelíto Jr. FAMAZ

Assinatura:________________________________________

Belém - PA2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO...............................................................................................05
CONCLUSÃO............................................................................................................12QUESTIONÁRIO........................................................................................................13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO
Aos operadores do direito é dever prestar auxílio e mostrar interesse àquele que sente quando o seu direito é insolentemente desprezado e calcado aos pés, que não se tratasimplesmente do objeto desse direito, mas da sua própria pessoa; é dever prestar auxílio e mostrar interesse àquele que experimenta a irresistível necessidade de defender a sua pessoa e seu justo direito.
Enquanto o mundo for mundo, o direito sofrerá constantes ataques de injustiça, o que faz da vida do direito, uma vida de luta, luta dos povos, do Estado, dos indivíduos, da sociedade.
Apalavra direito é empregada num duplo sentido: no sentido objetivo e no sentido subjetivo. O direito no sentido objetivo é o conjunto de princípios jurídicos aplicados pelo estado para ordem legal da sociedade, enquanto, o direito subjetivo, é a passagem da norma abstrata para o direito concreto da pessoa interessada.
Tanto no sentido objetivo como no sentido subjetivo, o direito encontraresistência, daí a necessidade de lutar sempre para manter sua existência, pois o direito é sinônimo de idealismo. Assim atingimos o ponto culminante ideal da luta pelo direito.
A manutenção da ordem jurídica, como forma de realização do direito por parte do Estado, não é senão uma luta constante contra a anarquia que o ataca, tentando transformá-lo em um estado de natureza.
Von Ihering sustenta em suaobra “A LUTA PELO DIREITO”, a ideia de que na luta dos indivíduos por seus direitos está à defesa de suas condições de existência e, num plano mais elevado, a garantia das condições de existência da própria sociedade.
A forma de convivência da sociedade é a base do direito. Direito garantido pelo poder público à sociedade. Eis que só pode a lei, isto é, o fato intencional e determinado do poderpúblico. Não é, portanto, por acaso, mas por uma necessidade profundamente fixada na essência do direito, que todas as formas substanciais do processo e do fundo do direito se ligam às leis, porém a sociedade pleiteia que as instituições jurídicas do Estado e o sentimento jurídico dos indivíduos que compõe a sociedade se encontrem em completa harmonia.

2 DESENVOLVIMENTO
A relação do direito...
tracking img