Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOVIMENTO REPÚBLICA DE EMAÚS







PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO



2011 – 2015



I – HISTÓRICO

O Movimento República de Emaús é uma associação civil sem fins lucrativos, que atua na Região Amazônica desde 1970, na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, particularmente as que se encontram em situação de exploração pelotrabalho, moradia de rua, violência doméstica, abuso e exploração sexual e tráfico.

Possui três grandes frentes de trabalho: a República do Pequeno Vendedor, a Cidade de Emaús e o Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA-Emaús) e duas grandes ações voltadas para a sustentabilidade financeira do MRE e que são a Campanha de Emaús e o Programa Sócio Solidário.

Deve contribuir com suaespecificidade, num trabalho articulado e complementar de construção da cidadania, onde a luta pelos direitos das crianças e adolescentes e jovens em situação de risco deve estar intimamente vinculada a outras lutas como a de gênero, etnia, educação, saúde, saneamento e habitação, profissionalização e geração de renda, segurança... enfim, de uma luta mais ampla na defesa dos direitos humanos.Tem como finalidade garantir a participação e a organização de crianças, adolescentes e jovens, através de linhas de atuação como educação não formal, formação profissional e geração de renda, advocacy, proteção jurídico social e mobilização social, além da sustentabilidade institucional visando o fortalecimento dos laços familiares e comunitários e a prática da auto gestão de direitos.A concepção pedagógica que orienta a prática educativa é fundamentada em referenciais da educação popular, dentro da lógica da inclusão, participação e promoção dos direitos humanos que oportunize a crianças, adolescentes e jovens o conhecimento de sua realidade e a partir daí poder participar de maneira organizada, crítica, construtiva e solidária na mudança desta realidade para uma outracaracterizada pela igualdade, liberdade, justiça e fraternidade.

O MRE participa de articulação nacional, regional, estadual e municipal, É membro do Conselho Estadual de Direitos de Crianças e adolescentes do Pará ; da Associação nacional dos Centros de Defesa ( ANCED) e do Conselho de Segurança Pública do Estado do Pará ( CONSEP) buscando o fortalecimento das redes de defesa e atendimento àpopulação infanto juvenil que tem seus direitos violados.

É, portanto um movimento popular em constante construção na busca de respostas frente à situação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, respeitando a dinâmica da realidade.

II - MISSÃO INSTITUCIONAL

Lutar pela defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal esocial e exclusão social, particularmente aquelas que se encontram em situação de trabalho na rua, trabalho doméstico, abuso, exploração sexual e tráfico e suas famílias na Região Amazônica.

III - GRUPOS DE INTERESSE

Crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, em situação de trabalho na rua, trabalho doméstico, abuso, exploração sexual e tráfico de pessoas na Região Amazônica.

IV –VALORES

Igualdade / Transparência/ Ética/ Solidariedade / Compromisso/ Criatividade/ Articulação/ Participação/ Protagonismo Juvenil/ Trabalho em equipe/ Economicidade/ Valorização da cultura popular, do meio ambiente e da espiritualidade.

V - ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

OPORTUNIDADES

✓ Ações pontuais de governo que possibilitam a captação de recursos;

✓ Apelomundial em defesa do meio ambiente, com foco na região amazônica;

✓ Momento de crise política e social (corrupção e violência) de estímulo à sociedade, que clama por investimentos e ações voltadas para os grupos mais vulneráveis. (o que favorece mudanças no âmbito municipal, estadual e federal).

✓ Momento de elaboração do PPA, o que facilita a mobilização social;

✓ Legislação...
tracking img