Concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Daniel Falcão

RELATORIO: sistema de fabricação do concreto
Relatório apresentado a disciplina de Química tecnologica do curso de Engenharia Civil da Unidade de ensino Superior Dom Bosco, para obtenção parcial de case. Professor: Ruan |




São Luis
2012
INTRODUÇÃO
O uso industrial do concreto proporcionou aos químicos e aos engenheiros importantes atividades, desde o tempo daintrodução e adoção das argamassas dos cimentos naturais.
Nos tempos modernos basta mencionar as paredes vigas de concreto armado, os túneis, as barragens e as estradas para perceber a dependência que a civilização atual tem sobre este produto.
A conveniência, a adaptabilidade, a resistência e a durabilidade do concreto são suas principais características.
Este trabalho vai mostrar como sefabrica tal produto, mostrando todas as reações que acontecem durante este processo.

Historia
O surgimento do concreto foi, é claro, condicionado à descoberta de um agente aglomerante cimentício. Dessa forma, pode-se considerar como o início do concreto o século II AC, quando surgiu o primeiro aglomerante conhecido. Era um tipo especial de areia vulcânica chamada ‘pozolana’, encontrada apenas naregião sul da Itália, na baía de Nápoles, próximo a Pozzuoli, de onde o nome se originou. Foi bastante usada pelos romanos em sua argamassa, dando origem a diversas construções, das quais a mais antiga de que se tem notícia é o Pórtico Amélia, construída em 193 AC. A pozolana é na verdade uma ‘areia’ especial, que reage quimicamente com cal e água, para endurecer formando uma pedra artificial,resistente mesmo quando submersa. Esse material era usado com pedras de diferentes tamanhos, mantendo-as unidas e formando um tipo rudimentar de concreto. Este mesmo material foi usado em pontes, aquedutos e galerias de águas pluviais, mas na verdade guarda pouca semelhança com o concreto atual, e apesar de muito usado na região entre Roma e Nápoles, não é encontrado no norte da Itália nem em nenhumoutro lugar do Império Romano. Não era plástico, e não poderia fluir nas fôrmas, tendo que ser construído em camadas, utilizando argamassa amassada à mão, juntamente com pedras de diversos tamanhos, e usando tijolos como fôrmas.

Definição de concreto
Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma umapasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.
O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.
O que é concreto usinado?
O concreto usinado é o concreto em que a mistura dos materiais componentesé executada em centrais dosadoras de concreto. Essas centrais, também chamadas de usinas de concreto são capazes de produzir grandes quantidades de concreto, com grande rapidez e alta qualidade.
A execução do concreto, antes feito de forma artesanal e sem controle de qualidade adequado, evoluiu para uma atividade altamente técnica e de alto padrão de qualidade com a utilização das usinasdosadoras. Para que o concreto seja dosado em uma central, se faz necessário abrir mão de diversos requisitos, como equipamentos adequados, estudos de traços e obedecer a um conjunto de normas técnicas elaboradas pela ABNT “Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Composição do concreto
Como se sabe, a existência do concreto tal como hoje se conhece, ficou condicionada à descoberta do cimentoPortland, que é um aglomerante hidráulico, isto é, reage com a água para dar origem aos micro-cristais responsáveis pela resistência do concreto. À mistura do cimento com a água chama-se pasta, a adição do agregado miúdo dá origem à argamassa, e o agregado graúdo misturado a esta forma o concreto. Em função do tipo de utilização, podem ainda ser utilizados os chamados aditivos, cuja função pode ser...
tracking img