Filosofia “just in time"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA “JUST IN TIME”: UM BREVE ESTUDO SOBRE OS PRINCIPAIS ENTRAVES PARA A IMPLANTAÇÃO DO JIT NAS EMPRESAS BRASILEIRAS


Jefferson Pedrosa Feitosa
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
jeffeitosa@yahoo.com.br

 Tiago Bentes Araújo Pinto Gondim
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
tiagobap@hotmail.com

Thales Jorge Martins
Universidade Federal do RioGrande do Norte - UFRN
thalesjorge@yahoo.com.br



RESUMO

O Just in Time, modelo de manufatura bem sucedido em todo o mundo, apresenta-se como uma forma de reorganização do processo produtivo de uma empresa, tendo como principal objetivo a redução do desperdício e consequentemente um aumento da qualidade dos produtos decorrente da realocação do montante empregado no que antes se configuravacomo custo. Para tanto, faz-se necessário alcançar um processo de produção capaz de estruturar o item certo, na quantidade certa e na hora certa a fim de impedir a produção de estoques excessivos. Diante desta temática, salienta-se que, no Brasil, esta filosofia ainda não é bem aceita pela maioria das empresas, principalmente, no que se refere à sustentação dos três fatores que norteiam suaeficiência, que são: o total comprometimento da alta gerência; o apoio dos funcionários em aceitar novas rotinas de trabalho e fornecedores dispostos a se adaptarem aos moldes do JIT. Com base nesses apontamentos, o objetivo deste trabalho foi retratar, a partir das percepções de onze docentes (Ciências Contábeis e Engenharia de Produção) qual desses três fatores apresenta maior grau de dificuldade(entrave) quanto a sua implantação. O resultado das análises revelou que a falta de fornecedores adequados representa o entrave de maior dificuldade à adoção desse sistema em nossas companhias, seguida da falta de cooperação dos trabalhadores e da falta de empenho da alta gerência, respectivamente.

Palavras-chave: Just in Time; Entraves; Processo Produtivo; Empresas; Brasil.


1. INTRODUÇÃOEm um mundo cada vez mais competitivo, a busca incessante pela melhoria dos produtos, aliada à redução de gastos e a segurança nas entregas das mercadorias para atender um publico cada vez mais exigente, constituem medidas mais que necessárias para garantir a continuidade das empresas, em meio a um mercado cada vez mais acirrado.
Para suprir a maioria das necessidades apresentadas pelasempresas contemporâneas, nos é apresentado o sistema de administração de produção Just in time. Modelo este criado na primeira metade do século passado pelo japonês Kiichiro Toyota.
Décadas após a sua criação o JIT se transformou em um dos melhores e mais bem sucedidos modelos de produção do mundo, sendo ele um dos principais responsável pelo sucesso da Toyota.


1. ProblemaApresentado como uma forma eficaz capaz de aperfeiçoar o uso dos recursos de capital, equipamentos e mão de obra das empresas independentemente do seu tamanho. Esse modelo de produção foi uma das ferramentas de gestão que mais contribuíram para o milagre econômico Japonês. Após conhecer a história do Just In time, pairou sobre nossas mentes a seguinte indagação: por que um modelo de produção bem sucedidoem todo o mundo e que proporciona grandes benefícios para quem o utiliza não é muito aplicado, nem tão bem aceito pelas empresas brasileiras?


2. Objetivos
Após estudo sobre a utilização do sistema Just in Time de produção por parte das empresas brasileiras, foi verificado que cerca de 80% das empresas não o utilizam. Essa constatação nos gerou a curiosidade de conhecer quais asprincipais barreiras à utilização de JIT. Com o objetivo de esclarecer o porquê da rejeição por parte das empresas brasileiras ao Just in Time, o presente artigo buscou investigar os principais entraves a sua implementação no Brasil.
Para identificar os principais obstáculos à utilização do JIT por parte das empresas brasileiras, foi realizada uma pesquisa bibliográfica entre renomadas...
tracking img