Recrutamento e selecao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS


SUMÁRIO

INTRODUÇAO
RECRUTAMENTO
RECRUTAMENTO INTERNO
RECRUTAMENTO EXTERNO
TECNICAS DE RECRUTAMENTO EXTERNO
SELEÇÃO DE PESSOAL
A IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO EFICAZ
CONCLUSAO

INTRODUÇÃO

O mercado econômico atual é extremamente exigente nos quesitos melhoria da qualidade dos processo empresariais, que só épossível com bons funcionários .
Por isso a importância com a condução do processo de seleção.
Pois, é por intermédio de pessoas que as organizações podem atingir seus objetivos.
A seleção é o processo pelo qual é feita a escolha do (s) melhor (es) candidato(s). Isso garante a entrada de pessoas com grande potencial e qualidade na organização, que é lucro e desejo de qualquer organização.Frederick W.Taylor foi o fundador da administração científica e introduziu métodos de estudos do tempo e ação, incentivos salariais e medição de eficiência.
Segundo Taylor, cada homem devia ter sua mente aberta para as mudanças, e a aprender a adaptar-se aos novos padrões de trabalho e qualidade.
“ O homem certo no serviço certo”(Taylor,1911)

RECRUTAMENTO

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
É basicamente um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretendepreencher. (CHIAVENATO,1999)
Na simplicidade, o recrutamento funciona como um processo de comunicação em que, comunica e divulga oportunidades de emprego, além de atrair os candidatos para o processo de seleção .
O processo de recrutamento e seleção vem se aperfeiçoando a cada dia,graças as exigência do novo mercado globalizado, porque a alguns anos atrás as organizações que necessitavam deaumentar o quadro de funcionários , imediatamente divulgavam as vagas em diversas fontes de comunicação para recrutamento de novos candidatos , sem ao menos procurar saber se há pessoas com perfil desejado para vaga em aberto dentro da própria organização, o que chamamos de recrutamento interno.

Existem dois tipos de recrutamento:
- o recrutamento interno e o recrutamento externo.
O recrutamentointerno: atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, ou seja, funcionários.
Para que existe o recrutamento interno ?
Para promoção dos funcionários seja nas atividades complexas ou mais motivadoras, incentivar uma competição sadia entre os funcionários e consequentemente estimular nos mesmos mais dedicação a organização na expectativa de uma elevação de cargo e salário.Além de ser mais viável para a organização por ter um baixo custo, já que o funcionário tem seu perfil conhecido pela empresa.
Exemplo de empresa que investe no recrutamento interno é o Bradesco , a maioria de seus funcionários que exerce cargo de liderança não veio de mercado, vieram de recrutamento interno, ou seja, foram moldados e descobertos seus talentos dentro da própria organização.
Orecrutamento externo : atua sobre candidatos que estão no mercado, ou seja, fora da organização, com objetivo de recrutar e selecionar para a organização.Para funcionar bem, o recrutamento externo precisa abordar o Mercado de Gestão de Pessoas de maneira precisa e eficaz, no sentido de alcançar e atrair os candidatos que deseja buscar.

Técnicas de Recrutamento Externo

Enquanto o recrutamentointerno aborda um contingente circunscrito e conhecido de funcionários internos, o recrutamento externo aborda um enorme contingente de candidatos que estão espalhados pelo Mercado.
Seu âmbito de atuação é imenso e seus sinais nem sempre são recebidos pelos candidatos.
Por essa razão, o recrutamento externo utiliza várias e diferentes técnicas para influenciar e atrair candidatos . Trata-se de...
tracking img