Concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concreto

Historicamente, os romanos foram os primeiros a usar uma versão deste material conhecida por pozzolana. No entanto, o material só veio a ser desenvolvido e pesquisado no século XIX.
Quando armado com ferragens passivas, recebe o nome de concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de concreto protendido ou betão pré-esforçado.
Além disso existem váriostipos de concretos especias, como o concreto autoadensável, concreto leve, concreto posreativo, concreto translucido, concreto colorido, concreto com fibras, que são utilizados de acordo com necessidades especificas de cada projeto.

Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água forma uma pasta resistente e aderente aosfragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.
 
No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal,a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.
 
A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem é chamada de fator água/cimento (a/c).
 
O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas deconcreto.
 
A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim deverificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc.). 

Tipos de Concreto
 
O concreto é um bloco monolítico formado basicamente da mistura de cimento, água, pedra e areia. A água adicionada ao cimento forma uma pasta resistente que adere aos fragmentos agregados.
 
Essa mistura dá origem aos vários tipos de concretos:
 
ConcretoConvencional
Concreto Dosado em Central
Concreto Pré Moldado
Concreto Protendido
Concreto Armado
Concreto Projetado
Concreto Resfriado
Concreto Colorido
Concreto Auto Adensável ou Fluído
 
CONCRETO CONVENCIONAL
 
O concreto convencional não tem características especiais e pode ser usado no dia-a-dia da construção civil, na execução de vários tipos de estruturas, levando sempre emconsideração o seu adensamento. Transportado por caminhões descarregados diretamente em formas ou por carrinhos de mão, elevadores e gruas, esse concreto jamais poderá ser bombeado.
 
CONCRETO DOSADO EM CENTRAL
 
A tecnologia do concreto está sempre em evolução para atender cada vez mais as necessidades da construção civil. O desafio para obter maior qualidade, economia, rapidez e ao mesmo temposeguir as normas brasileiras determinadas, o mercado entregou essa tarefa para profissionais especializados que atendem a essas exigências.
 
CONCRETO PRÉ-MOLDADO
 
O concreto prémoldado ou também chamados de estruturas pré fabricadas, são os elementos estruturais (pilares, vigas, lajes e outros), moldados a um certo grau de resistência antes de seu posicionamento definitivo na estrutura.
 Adquiridas por empresas especializadas essas estruturas também podem ser moldadas no próprio canteiro de obras, para serem utilizadas em um momento oportuno.
 
Ao produzi-las, na própria obra, devem-se levar em consideração as características de cada projeto. Um estudo criterioso e minucioso sobre os custos que envolvem aquisições de formas e dimensões das peças, o tempo de execução, espaço no...
tracking img