Artigo sobre o filme o pequeno nicolau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa
Conceitos no entendimento de dois pais
* A antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. E a partir disto podemos introduzir na educação de nossos filhos uma diferente ordem de coisas; o que nos leva acompreender as mudanças que se deviam ser realizadas. Nossa obra é reformatória; e é desígnio de Deus que, mediante a excelência da obra feita em nossas instituições familiar, seja chamada a atenção do povo para o grande e último esforço para salvar os que estão a perecer.

* A Bíblia ensina claramente a doutrina de uma criação especial, que significa que Deus fez cada criatura “segundo a suaespécie”. Ele criou as várias espécies e então as deixou para que se desenvolvessem e progredissem segundo as leis do seu ser. A distinção entre o homem e as criaturas inferiores implica a declaração de que “Deus criou o homem à sua imagem”. Com isto percebemos que Deus nos deu a capacidade de podermos multiplicar nos proporcionando colocarmos nossos filhos em sociedade com a possibilidade de escolher seupróprio caminho.
Conceitos de dois educadores
* A Antropologia e a Educação vão sendo construídas com leituras, problematizações, no exercício do trabalho de campo, na observação participante, em busca de um conhecimento “de dentro”, na escuta das categorias sociais identificadas no ponto de vista do universo estudado, num modo de elaborar o diário de campo, numa conceituação de cultura, nummodo de escrever e, portanto numa forma de pensar.
Professora: Raquel Andrade de Souza (Orientadora Educacional)
Assinatura: ________________________________________
* O professor, em qualquer nível, na sua prática de ensino lucraria com o conhecimento da abordagem antropológica, pois passaria a olhar seu alunado com outras lentes, apto que estaria a analisar a heterogeneidade e a diversidadesocioculturais em uma sala de aula. Por outro lado, tinha como hipótese que os conhecimentos antropológicos permitiriam que o professor desenvolvesse uma visão crítica face às suas possíveis posturas que, por vezes, o levariam a considerar as diferenças de estilos e de histórias de vida dos estudantes como uma manifestação de circunstâncias de inferioridade, incapacidade ou “privação cultural”.Assim percebemos que Construindo um conhecimento fundado na experiência, na percepção do “outro” a partir do ângulo das suas razões positivas e não da sua privação, buscando o sentido emergente das relações entre os sujeitos, estaríamos transpondo as nossas próprias referências para apropriar-se daquelas do contexto observado.

Professora: Janaína de Oliveira Braga de Castro ( Profª de Matemática ePsicopedagoga)

Assinatura: ________________________________________

Questões Subjetivas

1 - Com fundamentos dotados, podemos perceber de forma explicita uma aliança ou um conflito entre a teologia e a antropologia?

Podemos pressupor uma aliança entre as duas ciências e, portanto a possibilidade da Antropologia Teológica, Ela tem contra si uma objeção inevitável, que pode ser feita,por motivos diferentes, tanto a partir da teologia como a partir da antropologia. A objeção poderia ser formulada resumidamente assim: a teologia e a antropologia são discursos não só histórico como, sobretudo, formalmente heterogêneos, É por isso que a única relação entre as duas só poderá ser o conflito excludente ou a mútua redução. Examinar esta objeção com um distanciamento que não signifiqueafastamento, ou desinteresse em relação a nossa realidade, mas ao contrário, presença e compromisso, nos levará, a refazer o percurso histórico da objeção para, assim, considerar os motivos pelos quais a teologia não pode deixar de ser antropologia.

2 - A consciência de Deus é a consciência de si do homem, o conhecimento de Deus, o conhecimento de si do homem. Explique esta afirmação.
A...
tracking img