Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para Dubrin, comportamento organizacional: é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. Comportamento organizacional são as ações doindividuo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.
As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações, isto gera impactosobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos.
Comportamento organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações. Segundo ROBBINS:“Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar esteconhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”. (1999: 6)
Assim, explica que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhorrelacionamento organizacional.
Segundo Chiavenato, o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e,vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
A cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções,competências e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano.
O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre ocomportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afetao desempenho dessas empresas. O comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
O comportamento organizacional inclui...
tracking img