Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e Cidadania Organizacional
Profª Patricia

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento humano apresenta um dinamismo muito grande, o que justifica a quantidade deteorias conceituais que o tentam explicar. Segundo Bergue (2005,p.42) as diretrizes básicas de análise do trabalho - processo no qual estava inserido o indivíduo como peça componente - orientavam-se pelosprincípios da divisão do trabalho, da especialização dos funcionários, da padronização e formalização de procedimentos, da hierarquia, entre outros.
Os primeiros sinais de esgotamento desse modeloobtiveram resposta no campo teórico já na década de 30 do século XX, a partir dos estudos conduzidos por Mayo, nas pontuadas experiências de Hawthorne. Essa linha teórica ficou conhecida como a escoladas relações humanas. Os eixos centrais dessa corrente do pensamento administrativo residiam no poder da dimensão informal da organização e das relações sociais a ela inerentes.
Ascontribuições advindas da escola das relações humanas lançaram as primeiras luzes sobre uma parte complexa e ainda bastante obscura das organizações, qual seja o lado do comportamento humano. O estudo das relaçõeshumanas lançou importantes bases e marcos conceituais sobre os quais os importantes estudos de Maslow, Herzberg, McGregor, entre outros, conferiram forma à denominada teoria comportamental daadministração. Os teóricos da corrente comportamental concentraram suas contribuições especialmente nas áreas da motivação humana, da liderança, características individuais e dos grupos no ambienteorganizacional.
Falar do comportamento humano em uma organização é complexo, depende de fatores internos (decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, aspirações,frustrações, valores, crenças, motivações, competências, objetivos e perspectivas, conhecimento e emoções) e externos (decorrentes do ambiente que o envolve das características organizações, como...
tracking img