Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional – Princípios
Por Karla Sampaio

O Comportamento Organizacional trata- se de uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa
As organizações exercem uma função em modelar o comportamento dos seres humanos pois influenciam as necessidades dos indivíduos em diferentes organizações ,incentivando a produtividade e se caracterizam pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas,culturais, tecnológicas e políticas
O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e com isso promover a cidadania organizacional
As principais finalidades doCO correspondem a três propósitos :
- Explicação: refere-se a identificação das causas que impulsionaram determinados fatos
- Previsão: esta direcionada para eventos futuros
-Controle: tem como objetivo em monitorar o comportamento do ser humano, implicando para o trabalho, gerando eficácia
As características identificadas no CO é a visão da administração como processo no estudo de pessoas,grupos e interações nas estruturas organizacionais e inter organizacionais, voltada para quatro tipos de comportamento: produtividade, absenteísmo,rotatividade e cidadania organizacional.Preocupada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e a eficácia.
As principais variáveis do CO são : Estrutura, clima e cultura organizacional,ambiente de trabalho, planejamento e habilidadesinterpessoais.
Comportamento Organizacional - Princípios
Entenda os os principais princípios e características sobre o comportamento organizacional
A +
A -
Tamanho do texto:
O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Através dele, podemos destacar diversas características, como:

1.Importância dasorganizações no mundo moderno.
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pelasua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas , culturais,tecnológicas e políticas.

2.Conceito de CO.
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadaniaorganizacional.
Veja também:
Como gerir o comportamento profissional dentro da empresa
Saiba quais são os comportamentos mais desagradáveis no mundo corporativo
Desafios do comportamento organizacional enfrentados pelo administrador de empresas
3.Propósitos
As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicaçãorefere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nasorganizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

4.Características Identificadas

*Elemento de importância crescente na formação do administrador (Visão da administração como processo: Estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais).
*Uma ciência aplicada....
tracking img