O controle de custos de qualidade no gerenciamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – GERENCIAIS |
| mba EM Controladoria |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) |
| |

-------------------------------------------------
O CONTROLE DE CUSTOS DE QUALIDADE NO GERENCIAMENTO ORGANIZACIONAL
Afonso Augusto de Andrade – RA 610201977
Pós-graduando do curso de MBA em Controladoria

Ms. Armindo Aparecido EvangelistaProfessor orientador

São Paulo, agosto de 2011

Resumo
A principal preocupação dos contadores, administradores, auditores e fiscais é de utilizar a Contabilidade de Custos como ferramenta para a resolução de seus problemas de apuração de valores de estoque e de resultados, não a usando simplesmente como um aplicativo administrativo, pois, a sua não utilização em potencial nos controles gerenciaisdeixou a contabilidade de custos sem uma evolução por um longo tempo.
Com o expressivo crescimento das empresas e o distanciamento natural dos proprietários e administradores para com seus ativos e administrados a Contabilidade de Custos passou a ser usada como ferramenta eficiente no desempenho dos administradores. Foram criados princípios e regras aceitos pela Contabilidade de Custos com afinalidade de avaliação de estoques e fornecimento de dados referente a custos dos produtos utilizados pela administração.
A Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes, são elas: o auxilio ao controle dos administradores e ajuda para a tomada de decisões.
A Contabilidade de Custos passou de mera auxiliar na avaliação de estoque e total do lucro para importante instrumento de controle edecisões gerenciais, razão pela qual detalharemos os conceitos e formas de apuração dos custos e sua contribuição para a busca da qualidade total.
Palavras-chave:
Custos, Qualidade, Cálculos, Demonstrativos, Aplicabilidade, Controle, Fixos, Variáveis, Resultados, Benefícios, Utilização.
IntroduçAO
Este trabalho abordará o conceito de custos e sua aplicabilidade nas organizações, abordando a abrangênciaa importância e relevância da utilização do calculo dos custos. Em uma simples verificação pessoal, permite-nos a constatar que em nossas decisões diárias de todos os tipos envolvem custos, em menor ou maior grau de intensidade. Nas empresas este contexto estabelece uma relação em cinco campos de aplicação dos cálculos de custos, são eles: Contábil, Planejamento, Econômico e Financeiro, Controle eCustos da Qualidade.
Citaremos os componentes dos custos, seus tipos e classificações a diferença entre despesas e custos, sua importância na definição de preços de vendas, na administração financeira, no controle gerencial, no desenvolvimento de processos e definição de margem de contribuição dos produtos fabricados e/ou comercializados sua aplicabilidade na empresa comercial como instrumentode definição de Custo das Mercadorias Vendidas e sua importância no (DRE) Demonstrativo do Resultado do Exercício.
Destacaremos a importância dos controles de custos para a busca da Qualidade Total dentro das empresas e sua influência para a certificação de processos. Abordaremos também o efeito de não considerar como custos os gastos envolvidos com qualidade e suas consequências de não possuirqualidade dentro da empresa, abordaremos os aspectos de comparabilidade de controle, suas vantagens e desvantagens.
1. CUSTOS
2.1 Terminologia dos Custos
Quando tentamos definir custos sempre há muita controvérsia quanto a denominação e conceituação sobe o que significa realmente custo para a organização, portando definiremos as situações onde ocorrem essas dificuldades de entendimento.* Gastos: Sacrifício representado por valores monetários, que a empresa tem para obter um bem ou serviço.
* Desembolsos: Pagamento referente à aquisição de um bem ou serviço, pode ocorrer no ato da compra, denominado pagamento a vista, ou posteriormente, chamado de pagamento a prazo.
* Investimentos: Gasto com um bem ou serviço com probabilidade de ganho ou benefícios em período futuro,...
tracking img