Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade I

PRINCÍPIOS GERAIS DA ECONOMIA

Profa. Ana Maria Belavenuto e Freitas

Fundamentos da ciência econômica
 É considerada como ciência a partir do século XIX.  Investigação sobre a forma como são alocados os recursos escassos.  Análise dos mecanismos de mercado e formação dos preços.

Evolução da ciência econômica
 Comunidades tribais.  Quando surgem os mercados?  Qual opapel do dinheiro no sistema de troca?  Qual o papel do governo?  As mercadorias: terra, trabalho e capital.

Evolução histórica
 A sociedade estava organizada na forma de aldeias.  Existia a divisão social do trabalho entre homens e mulheres.  As funções faziam parte da estrutura tradicional da comunidade.

Eventos transformadores da organização
 Questões econômicas.  Questõespopulacionais.

Feudalismo
 A hierarquia feudal: o servo ou camponês era protegido pelos senhores feudais, que eram protegidos por senhores mais poderosos, e assim se estruturava o sistema, indo até o rei.  A organização medieval se baseava em um sistema de serviços e obrigações mútuos.

O poder da tradição
 A ideia de propriedade não tinha criado raízes.  A Igreja ensinava que não eracristão ser mercador.  Lei da usura.  O trabalho era uma finalidade em si mesmo.

Emergência do novo
 Confisco das terras (cercamentos).  A comercialização da terra exigiu a desestruturação do sistema de hierarquia feudal, de protegidos do feudo a trabalhadores que vendem sua força de trabalho.  Isso provocou uma profunda desarticulação social.

Elemento novo
 A mudança levou séculos. Os primeiros sinais aparecem no século XIII, e segue seu curso até o século XIX.  A transição foi de resistência.

Sistema de mercado
 Terra, trabalho e capital.  Surge após a desestruturação da organização feudal.  É um elemento novo.

Economia de mercado
 Os mercados como elemento de troca sempre existiram.  As trocas entre tribos primitivas, nas feiras ambulantes da Idade Média,não são iguais à ideia de “sistema de mercado” como mecanismo de sustentação e manutenção da sociedade.

Evolução do pensamento econômico
Pensamento clássico:  O homem tem propensão às trocas.  As trocas estão na origem da divisão do trabalho e são limitadas pela extensão do mercado.  Mercados locais, regionais e do comércio exterior.

Espírito do capitalismo
 Surge a ideia do homemeconômico.  O lucro passa a ser uma ambição natural de todo homem.

Interatividade
Após a desordem da organização feudal, emerge o sistema capitalista. Sobre o sistema feudal, podemos afirmar que: a) A estrutura social estava assentada na tradição hierárquica: rei, senhor feudal, servo. servo b) O servo vendia sua força de trabalho em troca de salários. c) A terra era propriedade privada epertencente àquele que nela trabalha. d) O excedente de produção era repartido entre os feudos. e) Os bens necessários à subsistência dos servos eram obtidos por meio do comércio de longa distância.

Resposta
Após a desordem da organização feudal, emerge o sistema capitalista. Sobre o sistema feudal, podemos afirmar que: a) A estrutura social estava assentada na tradição hierárquica: rei, senhorfeudal, servo. servo b) O servo vendia sua força de trabalho em troca de salários. c) A terra era propriedade privada e pertencente àquele que nela trabalha. d) O excedente de produção era repartido entre os feudos. e) Os bens necessários à subsistência dos servos eram obtidos por meio do comércio de longa distância.

Teorias econômicas
 Mercantilismo.  Fisiocracia.  Economia clássica. Economia neoclássica.

Mercantilismo
 A riqueza é medida pela quantidade de ouro e prata que um país pudesse acumular.  Forma de obter superávit: exportar mais que importar.  Governo forte.

Fisiocracia
 Quesnay e Turgot.  Ordem natural.  Agricultura: fonte de riqueza.

Escola clássica
 Adam Smith.  James Stuart Mill.  Thomas Malthus.  David Ricardo.  Karl Marx.

Adam...
tracking img