Qualidade de vida no trabalho - qvt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH)

DANIELE CAROLINA CORREA
ISAAC NUNES DE OLIVEIRA







QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO










Belo Horizonte
2010


DANIELE CAROLINA CORREA
ISAAC NUNES DE OLIVEIRA









QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO





Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Gestãode Recursos Humanos do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) como requisito parcial para aprovação na disciplina de Projeto de Consultoria.
Orientador (a): Andrea Lucia





Belo Horizonte
2010




































Dedicamos este projeto à Profª. Andréa Lucia que foi nossafonte inspiradora para a realização deste trabalho com seu amor pelo tema, mostrando-nos que podemos fazer a diferença para cada vida que estiver a nossa volta no ambiente de trabalho. Obrigada!


























































Sinceros agradecimentos a empresa FixTi principalmente a Eduardo deBritto, por acreditar em nosso trabalho e dar-nos espaço para realizá-lo. A professora Eliete que nos orientou na primeira etapa, a Walther Barioni que nos orientou na montagem dos gráficos e a Deus, que sempre nos ilumina.















“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”Albert Einstein


RESUMO

Este projeto foi realizado na empresa Nunes e Correa Soluções em Tecnologia da Informação LTDA com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, identificar juntos aos trabalhadores fatores que eles consideram como qualidade de vida, identificar fatores junto aos colaboradores que impeçam a melhoria da qualidade de vidano trabalho, estruturar ações para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários. O referencial teórico baseou-se em Maslow com a teoria das necessidades básicas, Herzberg com a teoria dos dois fatores, McGregor com a teoria do Homem “X” e “Y”, Walton que vem nos trazendo a QVT com valores ambientais e humanos, Westley com as quatro dimensões relacionadas ao trabalho, e com Hackman eOldham que procura determinar a QVT através de cinco fatores relacionadas com o cargo. Utilizou-se metodologia qualitativa. Aplicou-se questionário motivacional para vinte funcionários do setor produção e cinco funcionários do setor operação. Utilizou-se também entrevista com o gerente das áreas. Assim concluiu-se que a insatisfação gerada entre os funcionários é devida a falta de autonomia paraexecução das tarefas e a rigidez dos processos internos. A qualidade da execução das tarefas está comprometida pela demanda, remuneração (falta de plano de cargos e salários), falta de valorização profissional, de aproveitamento do potencial individual, de investimento em T&D, de estabilidade no emprego.

Palavra – chave:

Qualidade de Vida no trabalho









LISTA DE ILUSTRAÇÕESFigura 1 – Organograma............................................................................................12
Figura 2 – Pirâmide da Hierarquia das necessidades de Maslow............................ 19
Gráfico 1 – Necessidades........................................................................................ 28
Gráfico 2 – Estado físico, mental eemocional......................................................... 28
Gráfico 3 – Nível social, convívio social e nível cultural........................................... 29
Gráfico 4 – Autonomia e responsabilidade............................................................... 29
Gráfico 5 – Contribuição para o sucesso da empresa............................................. 30
Gráfico 6 – Satisfação com o...
tracking img