Pisocologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 100 (24766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFLUÊNCIAS DO PERÍODO PRÉ e PERINATAL NO DESENVOLVIMENTO
A fecundação ocorre no momento em que um espermatozóide de um homem penetra em um óvulo de uma mulher para formar um único ovo ou zigoto e então, inicia-se o processo de reprodução celular. As mudanças que ocorrem da fertilização ao nascimento constituem o desenvolvimento pré-natal. O desenvolvimento pré-natal leva em média 38semanas e é dividido em três estágios: o período germinativo ou zigótico; período embrionário; período fetal.
3.2- O estágio/ período germinativo ou zigótico
Ocorre da fecundação até aproximadamente há segunda semana.
A fertilização ocorre nas trompas uterinas. Após a fecundação o zigoto cresce rapidamente por meio da divisão celular. O zigoto divide-se em duas células, em seguida estasse convertem em quatro, depois em oito e assim sucessivamente. Às vezes o zigoto se separa em dois blocos, que originam dois gêmeos idênticos. Os gêmeos fraternos são criados quando dois óvulos são liberados e cada um é fertilizado por um espermatozóide diferente. Ao mesmo tempo em que se divide e cresce, o zigoto desce pela trompa rumo ao útero.
Antes de completar uma semana, o zigotochega ao útero. Ele penetra na parede uterina e estabelece conexões com os vasos sanguíneos da mãe, esse processo é chamado de implantação.
Como resultado da reprodução celular, forma-se uma esfera oca (blastocisto), cujas células internas logo darão origem ao embrião, enquanto as externas formarão as estruturas que sustentam, nutrem e protegem o bebê.
3.3-O estágio/ período embrionároOcorre da terceira a oitava semana aproximadamente.
Este estágio começa quando a implantação está completa, nesse momento o zigoto passa a ser chamado de embrião. No estágio embrionário as várias estruturas de sustentação são formadas e todos os principais sistemas de órgãos são definidos pelo menos de forma rudimentar.
A capa externa do blastocisto transforma-se em uma membranaprotetora que, com os tecidos uterinos, formará a placenta, cuja função é permitir a passagem de substâncias nutritivas, agir como órgão de excreção, produzir a oxigenação fetal e, além disso, agir como uma glândula de secreção interna produtora de hormônios. O cordão umbilical, que se forma nesse período, faz a comunicação entre o embrião e a placenta. Forma-se também o saco amniótico que envolve eprotege o embrião. ( Griffa e Moreno,2001)
O crescimento do embrião segue dois princípios que persistem ao longo do desenvolvimento físico após o nascimento: vai da cabeça para baixo que denomina-se céfalo-caudal e do tronco para as extremidades, próximo-distal.
Nesse período desenvolvem-se órgãos e os principais sistemas corporais: respiratório, alimentar, nervoso.
Este éconsiderado um período crítico, quer dizer, é um período de alta vulnerabilidade às influências do ambiente pré-natal. Quase todos os defeitos congênitos de desenvolvimento ocorrem durante o primeiro trimestre de gravidez. Segundo Papalia e Olds (2000) três em cada quatro abortos espontâneos ocorrem no primeiro trimestre.
3.4- O estágio/ período fetal
Ocorre por volta da oitava semana dagestação até o nascimento.
Os órgãos formados no período anterior agora se diferenciam e se desenvolvem em termos anatômicos e funcionais, pode-se dizer que nessa fase há “ os toques de acabamento”, ou seja é um momento de crescimento e refinamento de todos os sistemas. Há o aparecimento das primeiras células ósseas e um crescimento muito rápido de tal forma que se torna possível perceber osmovimentos fetais.
3.5-O desenvolvimento pré-natal
De acordo com a descrição acima se pode perceber que o desenvolvimento pré-natal apresenta certa regularidade e previsibilidade uma vez que as mudanças aparentemente seguem uma ordem fixa com intervalos fixos de tempo. No entanto, cumpre ressaltar que esta seqüência não é imune às modificações ou influências externas. Fatores gerais de...
tracking img