Pisocologia do desenvolvimento

24766 palavras 100 páginas
INFLUÊNCIAS DO PERÍODO PRÉ e PERINATAL NO DESENVOLVIMENTO A fecundação ocorre no momento em que um espermatozóide de um homem penetra em um óvulo de uma mulher para formar um único ovo ou zigoto e então, inicia-se o processo de reprodução celular. As mudanças que ocorrem da fertilização ao nascimento constituem o desenvolvimento pré-natal. O desenvolvimento pré-natal leva em média 38 semanas e é dividido em três estágios: o período germinativo ou zigótico; período embrionário; período fetal.
3.2- O estágio/ período germinativo ou zigótico Ocorre da fecundação até aproximadamente há segunda semana. A fertilização ocorre nas trompas uterinas. Após a fecundação o zigoto cresce rapidamente por meio da divisão celular. O zigoto divide-se em duas células, em seguida estas se convertem em quatro, depois em oito e assim sucessivamente. Às vezes o zigoto se separa em dois blocos, que originam dois gêmeos idênticos. Os gêmeos fraternos são criados quando dois óvulos são liberados e cada um é fertilizado por um espermatozóide diferente. Ao mesmo tempo em que se divide e cresce, o zigoto desce pela trompa rumo ao útero. Antes de completar uma semana, o zigoto chega ao útero. Ele penetra na parede uterina e estabelece conexões com os vasos sanguíneos da mãe, esse processo é chamado de implantação. Como resultado da reprodução celular, forma-se uma esfera oca (blastocisto), cujas células internas logo darão origem ao embrião, enquanto as externas formarão as estruturas que sustentam, nutrem e protegem o bebê.
3.3-O estágio/ período embrionáro Ocorre da terceira a oitava semana aproximadamente. Este estágio começa quando a implantação está completa, nesse momento o zigoto passa a ser chamado de embrião. No estágio embrionário as várias estruturas de sustentação são formadas e todos os principais sistemas de órgãos são definidos pelo menos de forma rudimentar. A capa externa do blastocisto transforma-se em uma membrana

Relacionados

  • Pisocologia aplicada ao turismo
    856 palavras | 4 páginas
  • Psicologia unib
    1287 palavras | 6 páginas