Jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Biografia

Sir Jean Willian Fritz Piaget, nasceu em 09/08/1896, em Neuchatel, Suíça, filho de Arthur Piaget, Professor de língua e literatura Medievais e Rebeca Susane, Socialista Suíça.
Viveu sua infância e adolescência em Neuchatel.
Aos 11 anos publicou o primeiro relato, baseado na observação de um pássaro melro albino em uma praça de sua cidade.
Tornou-se auxiliar de Paul Godet,especialista em malacologia e diretor do museu de Historia Natural.
Aos 14 anos ingressou no clube dos amigos da natureza.
Em 1911 Escreveu os primeiros artigos sobre: “Taxinomia malacologica para revistas especializadas”.

1.1 – Sua Trajetória

Sua ocupação, Epistemologo suíço e o mais importante pensador do século XX.
Defendia a tese interdisciplinar para a investigação epistemológica efundou a “Epsistemologia genetica, teoria do conhecimento com base no estudo da Gênese psicológica do pensamento humano”.
Formou-se em filosofia e Biologia,e em 1918 com 22 anos recebeu seu doutorado em Biologia e grande era seu interesse por pesquisas sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. Depois se formou em psicologia e Epistemologia e Educação, aprimorando mais suas pesquisasem relação ao desenvolvimento e inteligência nos seres humanos.
Atuou como professor de Psicologia da Universidade Genebra entre os anos de 1929-1954
Após formar-se, Jean Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá ele freqüentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou acombinar a psicologia experimental - que é um estudo formal e sistemático - com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.
Escreveu 50 livros e diversos artigos, entre eles estão:
A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923)e
O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924).
Jean Piaget notou que crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nessestestes e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.
Em 1919 foi um marco em sua vida. Jean Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Seu conhecimento de Biologia levou-o a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.
Em 1921, voltou àSuíça e tornou-se diretor de estudos no Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra. Lá ele iniciou o maior trabalho de sua vida, ao observar crianças brincando e registrar meticulosamente as palavras, ações e processos de raciocínio delas.
Em 1923,  casou-se com Valentine Châtenay uma de suas ex-alunas, com quem teve três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). Asteorias de Jean Piaget foram, em grande parte, baseadas em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa. Em 1929, Jean Piaget aceitou o posto de diretor do Internacional Bureau of Education e permaneceu à frente do instituto até 1968. Anualmente ele pronunciava palestras no IBE Council e na International Conference on Public Education, nos quais ele expressava suasteses educacionais.
Enquanto prosseguia com suas pesquisas e publicações de trabalhos, Jean Piagetlecionou em diversas universidades européias. Registros revelam que ele foi o único suíço a ser convidado para lecionar na Universidade de Sorbonne (Paris, França), onde permaneceu de 1952 a 1963.
Em 1964, Jean Piaget foi convidado como consultor chefe de duas conferências na Cornell University e naUniversity of California. Ambas as conferências debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados das pesquisas de Jean Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo.
Em 1979, ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences.
Suas teorias foram usadas por Seymoier Papert, que desenvolveu a linguagem de programação Logo. E alan Kay, que usou como base para o sistema...
tracking img