Send to friends

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligências Múltiplas
Gardner desenvolve a Teoria das Inteligências Múltiplas e contesta os testes de Q.I. (Quociente Intelectual) desenvolvido pelo psicólogo francês Alfred Binet, em 1900, “paraseparar crianças com retardo e classificar crianças adequadamente em sua série correspondente” (GARDNER, 2002) e utilizado posteriormente para medir a inteligência de soldados após a I Grande GuerraMundial. A sua contestação volta-se, principalmente, para o enfoque exclusivo das abordagens lingüística e lógico-matemática privilegiados nos testes de Q.I.
“... as abordagens de QI, a piagetiana e ade processamento de informações, todas focalizam um determinado tipo de solução de problemas lógico ou lingüístico; todas ignoram a biologia; todas falham em lutar corpo-a-corpo com os níveis maiselevados da criatividade; e todas são insensíveis à gama de papéis relevantes na sociedade humana. Conseqüentemente, estes fatos geraram um ponto de vista alternativo que focaliza precisamente estasáreas negligenciadas.” (GARDNER, 2002, p. 19)
GARDNER (2002, p.46) entende por inteligência “a capacidade de resolver problemas ou dificuldades genuínos que ele encontra e, quando adequado, a criar umproduto eficaz – e deve também apresentar o potencial para encontrar ou criar problemas – por meio disso propiciando o lastro para aquisição de conhecimento novo.
Gardner cataloga sete inteligências:lógico-matemática, lingüística, musical, corporal-cinestésica, espacial e pessoal (esta última consolida a interpessoal e intrapessoal). Em suas pesquisas, ele estudou o desenvolvimento de diversashabilidades em crianças superdotadas e em crianças normais; a não perda da intensidade da produção intelectual de adultos com lesões cerebrais; populações ditas excepcionais, como autistas, e suashabilidades intelectuais; como ocorreu através dos milênios, o processo de desenvolvimento cognitivo. "Gardner retrocedeu em seu trabalho para chegar às inteligências que deram origem ao desenvolvimento...
tracking img