Qualidade de vida no trabalho qvt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Os subsistemas de manutenção de RH exigem também condições de trabalho que garantam condições de saúde e de bem-esta. Para tanto devem minimizar as condições de insalubridade e periculosidade. A higiene do trabalho focaliza tanto as pessoas (serviços médios e serviços adicionam). Quando as condições ambientam de trabalho, como iluminação, o ruído e as condições atmosféricas(temperaturas, umidade, ventilação).
A segurança do trabalho focaliza a prevenção de acidente, de roubo e de incêndios. Na prevenção de acidente, o órgão de segurança e complementado pela CIPA. Avaliação dos acidentes e feitas através do coeficiente de frequência e do coeficiente de gravidade que permitem a comparação com a situação de outras empresas.
A qualidade de vida notrabalho esta sumindo uma importância sem precedentes no sucesso organizacional. Ela depende do grau de satisfação das pessoas em relação à empresa e ao ambiente de trabalho.
Palavra-Chave: Qualidade de Vida no Trabalho, Prevenção, Segurança.

ABSTRACT
The subsystems of maintaining RH conditions also require work to ensure health and well-this. For that they should minimize hazardous andunsanitary conditions. The hygiene of the work focuses on both people (average services and add services). When the work environment conditions, such as lighting, noise and atmospheric conditions (temperature, humidity, ventilation).
The safety of the work focuses on the prevention of accidents, theft and fire. In the prevention of accidents, the national security and complemented by CIPA.Evaluation of accidents and made ​​by the frequency coefficient and the coefficient of gravity that allow for comparison with the situation of other companies.
The quality of work life is fading unprecedented importance in organizational success. It depends on the degree of satisfaction regarding the company and the work environment.
Keyword: Quality of Working Life, Prevention,Safety.

SUMÁRIO
1- INTODUÇÃO 8
2 - CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS 8
2.1 Histórico QVT 9
3 - A importância da QVT na produtividade das empresas 10
3.1 A QVT como instrumento motivacional 10
3.2 Motivação como fator de qualidade 11
3.3 A hierarquia das necessidades segundo Maslow 11
4 - Higiene do Trabalho 12
4.1 - Objetivos da Higiene do Trabalho 12
4.2 - Ambiente de Trabalho 12
5- Condições ambientais de trabalho 14
5.2 - Ruído 14
5.3 - Temperatura 15
5.4 - Umidade 15
6 - Qualidade de Vida no Trabalho 15
7 - CONCLUSÃO 16
8 – REFERENCIAS 17

1- INTODUÇÃO
A qualidade de vida no trabalho, nos dias atuais, pode se definir como uma forma de pensamento que envolve pessoas, trabalho e empresas, em que são destacados alguns aspectos tais como: satisfação ebem estar no trabalho.
A valorização do funcionário exerce a recompensa pelo trabalho realizado. As organizações vêm buscando resultados efetivos, proporcionando aos funcionários oportunidades de crescimento em que são reconhecidos e valorizados integralmente nas suas dimensões: física, emocional, social, profissional e intelectual. O grande diferencial, hoje, é a motivação ecomprometimento dos funcionários com qualidade e excelência do trabalho realizado.
Baseado nisso, o presente trabalho tem como objetivo mostrar que a qualidade de vida no trabalho pode ser um elemento de diferencial para o desenvolvimento organizacional e os objetivos específicos são: dar segurança adequada no ambiente de trabalho; desenvolver um plano de saúde adequada.
2 - CONCEITOS ECARACTERÍSTICAS
“Qualidade de vida no trabalho é um conjunto de fatores que leva o colaborador dentro da empresa a um bem estar físico, psicólogo e espiritual fazendo com que ele trabalhe com prazer e principalmente satisfeito” (FRANÇA, 1996, p.80).
“Qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implementação de melhorias e inovações gerenciais e...
tracking img