Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Nosso objetivo é apresentar o grande desenvolvimento nas organizações, em que muitas delas mostram medo de aplicar novos conceitos internos, mas toda empresa deve criar planejamentos futuros. Fazer somente o necessário acaba de tornando desleixo e o grupo de colaboradores acaba entrando em rotina, sendo assim, não há interesse entre eles para desafios.

Os líderesdevem incentivar o funcionário para que haja agilidade e também para que ele adquira experiência e motivação, no momento em que se adquire confiança, e que o funcionário saiba usá-la, está se mostrando um líder e não um chefe. O chefe não dá liberdade para que seus funcionários possam sentir-se seguros de si e não se sentiram num ambiente agradável.

Os sistemas abertos realizam açõestransparentes, já os sistemas fechados são isolados e independentes. Empresas que adotam o sistema aberto têm maior produtividade, e os setores trocam informações para se informarem quais são as dificuldades da empresa e quais são as soluções. Já as que adotam o sistema fechado operam numa forma antiga, uma gestão mais autoritária. O que causa o medo de mudança na organização.

Citamos também,alguns dizeres de mestres que, em seus livros, nos mostraram grande parte de seu conhecimento e que você possa fazer uma leitura agradável e a partir desta esteja satisfeito com as explicações.








































CAPÍTULO 1

1.1 Definições de Comportamento Organizacional – Princípios

Comportamento Organizacional é aciência que busca estudar o comportamento humano em situações de mudanças individuais ou em grupo e possuem um papel considerável na vida dos mesmos dentro das empresas, pois são responsáveis pelo modo em que as pessoas exercem suas funções dentro de seu local de trabalho.

Segundo Chiavenato (1999) Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos epessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema coorporativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos o foco é basicamenteestudar os problemas e buscar as soluções dos mesmos dentro da empresa, é também compartilhar a administração da empresa com os funcionários através do relacionamento entre os indivíduos com os cargos de chefia. Há uma grande responsabilidade das equipes em desempenhar suas funções e gerenciar-las, transformar gerentes e supervisores em orientadores e estimuladores, utilizar pesquisas internaspara conhecer as dificuldades e necessidades enfrentadas pelos trabalhadores e por meio desta melhorar a organização, levando em consideração a necessidade que a empresa tem no momento atual do mercado de trabalho que são as constantes mudanças, por conta da globalização para estarem mais bem preparadas há competitividade global nos negócios, porém este é um dos grandes desafios do executivo, muitasatitudes dos próprios executivos podem gerar alterações no desempenho dos funcionários, por exemplo, alterações de remunerações.

Segundo Chiavenato (2004), a Administração Científica baseava-se na concepção na qual o homem é motivado somente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Mayo, citado por Chiavenato, propôs uma nova teoria da motivação:“o ser humano é motivado, não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas o incentivo financeiro não deve ser abordado como o mais importante, único fator da motivação do trabalho.

Porém para manter um clima agradável dentro da empresa é necessário também melhorar o comportamento ético dentro da organização.

Segundo Lopes (1980, p.80),...
tracking img