Questionario ii teorias do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1


Complete as lacunas do trecho do livro “Análise da conversação” (1986), de Marcuschi, de acordo com as suas categorias teóricas. Depois, marque a alternativa correta:

“A ......................... é a primeira das formas de interação a que estamos expostos e provavelmente a única da qual nunca abdicamos pela vida afora [...]. ........................., aqui, trata das formasde interação ......................... de nossa sociedade, apesar de alguns estudiosos da área considerarem apenas as interações ......................... face a face em que há ‘simetria de direitos e espontaneidade na realização do evento’.”

Resposta
a.
Narração, narração, escrita, escritas.

b.
Comunicação, comunicação, escrita, escritas.

c.
Conversação, conversação, verbal,verbais.

d.
Oralidade, oralidade, oral, orais.

e.
Análise do discurso, análise do discurso, discursiva, discursivas.

0,3 pontos
Pergunta 2


Considerando os exemplo de coesão na conversação, veja o trecho abaixo:

“... ele já ia à escola da manhã que eu comecei quando eu comecei trabalhar... comecei a trabalhar há dois anos... e quer dizer então... ele já ia à escola demanhã”.


É um exemplo de:

Resposta
a.
Coesão referencial (autorrepetição).

b.
Coesão sequencial (heterorrepetição).

c.
Coesão referencial (heterorrepetição).

d.
Coesão recorrencial (autorrepetição).

e.
Coesão recorrencial (paráfrase).

0,3 pontos
Pergunta 3


Leia as seguintes afirmações:

I) “O conjunto de relevâncias em foco em dado momentovai, paulatinamente, cedendo lugar a outros conjuntos de relevâncias, ligadas a aspectos antes marginais do tópico em desenvolvimento ou a novos conjuntos que vão sendo introduzidos a partir dos já existentes.” (DIONÍSIO, A. P. Análise da conversação. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 6ª ed. São Paulo: Cortez, vol. 2, 2005, p. 72)


II)Estudo dedicado exclusivamente ao texto oral, natural e presencial, produzido em situações espontâneas.

III) “Conversação, aqui, trata das formas de interação verbal de nossa sociedade, apesar de alguns estudiosos da área considerarem apenas as interações verbais face a face em que há ‘simetria de direitos e espontaneidade na realização do evento’.” (MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 6.ed. São Paulo: Ática, 2007, p.14.)


IV) “Nesse processo, a escrita integra o habitus e a possibilidade, a necessidade e o gosto (também forjados socialmente) da interação por escrito ganham força na correspondência e no registro das experiências. Mas relato e ficção se fundem, confundem-se: o imaginário também ganha força. Fatos e crenças, ritos e mitos, medos e desejos são explicitados.”(SMOLKA, A. L. A criança na fase inicial da escrita. São Paulo: Cortez, 1988, p. 100)


Quais delas se relacionam à análise da conversação?

Resposta
a.
Apenas a I e a II.

b.
Apenas a II e a III.

c.
Apenas a III e a IV.

d.
Apenas a I, a II e a III.

e.
Todas as afirmativas.

0,3 pontos
Pergunta 4


Marque a alternativa que não se refere às principaisinterferências da oralidade na escrita:

Resposta
a.
A questão de referência: na oralidade, os falantes não precisam explicitar os referentes, pois são recuperados no contexto de produção textual; por outro lado, na escrita, torna-se necessária a explicitação dos referentes por meio de marcadores linguísticos.

b.
As repetições: o ato de repetição é frequente na oralidade, sendo ummecanismo de organização textual que desempenha um papel de ordem sintática, didática etc., enquanto na escrita, procura ser evitado.

c.
O uso de organizadores textuais como “aí, daí, então, etc.”.

d.
A grafia corresponde à palavra, ou seja, a sequência das palavras é reproduzida tal como são pronunciadas no contexto de oralidade.

e.
O uso do padrão culto da língua: a tendência de...
tracking img