Caso toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO: Toyota

O sucesso da montadora Toyota está ligado às raízes da Administração Científica com Taylor, Ford, Alfred Sloan e Fayol, no que diz respeito à linha de produção, ochamado “chão de fábrica”.
Fazendo uma comparação entre a Toyota de hoje e o Taylorismo empregado na FORD, durante a Administração Científica, é possível observar a semelhançana questão da definição do tempo padrão em que a Toyota define em suas tarefas através de um cronômetro.
Na segunda fase do Taylorismo, também é possível encontrar semelhançascomo a aplicação de métodos de pesquisa para melhorar a execução das tarefas, empregados cientificamente selecionados e treinados e manter uma atmosfera íntima e cordial entre aadministração e os trabalhadores. Contudo, os métodos são mais evoluídos e adaptados aos dias atuais.
Em se tratando de Henry Ford, a Toyota herdou sua principal filosofia, aqualidade, que segundo o Sr. Watanabe é a principal fórmula para a Toyota se tornar líder mundial no mercado, pois para o presidente, é preciso produzir de acordo com os atuais pilares:estoque zero, melhoria contínua e a qualidade na fabricação. Sendo assim, toda a filosofia da Toyota é voltada para a manutenção e desenvolvimento dos pilares, pois todos oscolaboradores realmente conhecem toda a empresa, bem como sua política.
Através das comparações acima, é possível concretizar que a Toyota utiliza-se de técnicas de gestão daAdministração Científica. Contudo, adaptadas à atual realidade. Por outro lado, muita evolução no sistema de gerenciamento trouxe a Toyota ao topo, pois o sistema de recrutamento eseleção, cultura organizacional e os três pilares (estoque zero, melhoria contínua e a qualidade na fabricação) são de fundamental importância para o atual desempenho da montadora.
 
tracking img