Caso toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (OU CIÊNCIAS CONTÁBEIS)

RENATA MÁRCIA DE MORAIS NERY
Matricula: 201002104718
Turma: ADM1288/962655 9094

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Belo Horizonte - MG
18/11/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. O MODELOJAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA..................................4
3 A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA .................................................. 5
4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DA TOYOTA............................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 7
6. REFERÊNCIAS.................................................................................................................. 9

1. INTRODUÇÃO

Os mais de 70 anos da Toyota revelam uma história de respeito e dedicação. Com idéias inovadoras que acompanharam a família Toyoda, a montadora japonesa tornou-se uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo e demonstra estar até hoje em busca denovidades tecnológicas.
Para se manter viva no mercado de automóveis a montadora junto de seu principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno, criou o “modelo Toyota de Produção”, os tempos de aperto não permitiam mais o desperdício e os estoques altos, a idéia inicial era superar as indústrias da época.
De acordo com a abordagem clássica da administração, o sistema Toyota de produção foiadotado como um sistema eficiente e lucrativo utilizou o conceito de regras bem definidas e o método mais eficiente, mas com uma maior flexibilidade sobre opiniões dos funcionários no que se refere às operações de rotina.
Fases marcaram a vinda do toyotismo, dentre elas, a utilização das técnicas da indústria automotiva, onde um trabalhador se ocupa de várias máquinas e a produção é feitade pequenos lotes através de um sistema de gestão de produção que consiste em produzir exatamente aquilo que é necessário e fazê-lo no tempo exatamente necessário. Com isso, a influencia do Sistema Toyota de Produção vem fazendo com que as empresas revejam suas posturas e repensam como seus sistemas produtivos devem se posicionar estrategicamente para garantir vantagens em relação ä concorrência.A Toyota acredita no futuro e sabe que se mantiver a sua qualidade no atendimento ao cliente e nos seus produtos conseguirá facilmente continuar ampliando horizontes.

2. O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA

Na década de 70, em meio a uma crise de capital, o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo. Não há qualquer novidade em afirmar que as “novas” condições concorrênciasque se abateram sobre o mercado mundial, impusessem severas restrições aos ganhos decorrentes da produção em larga escala. Contudo, deve ser dito que esta foi uma das causas fundamentais para que a Toyota emergisse como detentora de um poderoso e eficaz sistema de gerenciamento da produção, perfeitamente sintonizado com seu sistema de administração. A idéia principal era produzir somente onecessário, reduzindo os estoques (flexibilização da produção), produzindo em pequenos lotes, com a máxima qualidade, trocando a padronização pela diversificação e produtividade.
As relações de trabalho também foram modificadas, pois agora o trabalhador deveria ser mais qualificado, participativo e polivalente, ou seja, deveria estar apto a trabalhar em mais de uma função. Os desperdíciosdetectados nas fábricas montadoras foram classificados em sete tipos: produção antes do tempo necessário, produção maior do que o necessário, movimento humano (por isso o trabalho passou a ser feito em grupos), espera, transporte, estoque e operações desnecessárias no processo de manufatura.
A Toyota teve como as principais características:
* A flexibilização da produção – produzir apenas o...
tracking img