As novas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




































Pedagogia IV – Pasta: 837374

Atividade de Portfólio


1- INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem como objetivo conter informações sobre a Educação Infantil no Brasil, enfatizando e contextualizando as Diretrizes Curriculares Nacionais bem como a (Resolução número 05, de 17 de dezembrode 2009), que fixam as normas a serem observadas na organização de propostas pedagógicas na Educação Infantil.

Também propõem algumas reflexões pontuais no campo de pesquisas sobre as práticas educativa utilizadas na educação da infância; enfatizando questões pertinentes à metodologia, avanços, desafios e políticas públicas. Analisando alguns componentes imprescindíveis naconstrução de uma educação infantil de qualidade, divulgando os documentos e os conhecimentos destes por toda instituição.

A organização desse trabalho se deu de forma em que todos do grupo participaram da pesquisa de campo, onde este visitou a Unidade Escolar. O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: 02 integrantes ficaram com a Introdução, 03 integrantes ficaram com o Desenvolvimentoda Pesquisa realizada, e com a responsabilidade de Digitação e Formatação da Pesquisa, 02 ficaram com a parte das Considerações Finais.

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Neli Albuquerque Vivas, situada à Rua Marcionílio Ignácio, 229. Parada Modelo. Guapimirim-RJ. Essa Unidade atende a 365 alunos, divididos em 02 turnos com 14 turmas do Jardim II ao 5 ano.A equipe docente é composta: 01 Diretor Geral, 01 Diretor Adjunto, 01 Supervisor Escolar, 01 Orientador Pedagógico, 14 Professores Regentes de Classes, 01 Professor de Educação Física, 06 Auxiliares de Secretaria.

Esta Instituição tem como filosofia o compromisso com uma Educação Infantil de qualidade para todas as crianças, refletindo sua prática para Cuidar e Educar.O atendimento em creches e pré- escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação. O processo que resultou nessa conquista teve ampla participação dos movimentos comunitários, dos movimentos de mulheres, dos movimentos de trabalhadores, dos movimentos de redemocratização do país, além,evidentemente, das lutas dos próprios profissionais da educação.

Desde então, o campo da Educação Infantil vive um intenso processo de revisão de concepções sobre educação de crianças em espaços coletivos, e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para aEducação Infantil articulam-se as Diretrizes Curriculares da Educação Básica reúnem princípios, fundamentos e procedimentos para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas curriculares da Educação Infantil.
Definem a Educação Infantil como: Primeira etapa da Educação Básica, oferecida em creches e Pré-escolas, ás quais secaracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
De acordo com ela a criança: Sujeito histórico e de direitosque, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

O currículo: Como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com...
tracking img