Historia do rio grande do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DO NOME RIO GRANDE DO SUL

O nome do estado originou-se de uma série de erros e discordâncias cartográficas, quando se acreditava que a Lagoa dos Patos fosse a foz do Rio Grande, que já era demonstrado em mapas neerlandeses, décadas antes da colonização portuguesa na região.
Pelo que se sabe até agora, o primeiro cartógrafo dos Países Baixos a registrar a Lagoa dos Patos, aindaconsiderada o Rio Grande, foi Frederick de Wit, em seu atlas de 1670. Já o primeiro registro cartográfico feito por um neerlandês a mostrar o suposto rio com um formato próximo ao que é conhecido hoje da referida lagoa foi Nikolaus Visscher, em 1698.
Apesar de ele não ter sido o primeiro a mencionar os índios Patos que habitavam suas margens e boa parte do litoral do Rio Grande do Sul e de SantaCatarina, foi ele quem associou o nome à lagoa. Por volta de 1720, açorianos vindos de Laguna vieram à região de São José do Norte buscar o gado cimarrón vindo das missões, possibilitando a posterior fundação da cidade de Rio Grande, no ano de 1737. A partir do nome do município, surgiu também o nome do estado do Rio Grande do Sul.

Sumário
A HITÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
O Rio Grande do Sul iniciouefetivamente sua ocupação, em 1627, quando algumas missões de jesuítas espanhóis se fixaram na região. As missões foram atacadas, em 1637, por bandeirantes paulistas, que estavam à procura de índios. Fugindo dos ataques, os jesuítas deslocaram suas aldeias, expandindo o domínio de terras mais para o sul e atraindo os interesses da colônia.
A partir da segunda metade do século XVIII, Portugal,preocupado com o interesse da Espanha na região, estimula a vinda de famílias açorianas para a capitania de São Pedro do Rio Grande. Em 1747, foi fundada a vila de Porto dos Casais, atual Porto Alegre. A região passa por grande desenvolvimento, através da agricultura e da pecuária. Esse desenvolvimento dificulta as negociações entre Portugal e Espanha, que disputam a posse do território, para ademarcação dos limites na região.
O Rio Grande do Sul teve importante participação nas lutas pela independência. No entanto, quando percebe os reflexos negativos do centralismo imperial, entra em conflito com o poder central na Revolta dos Farrapos, entre 1835 e 1845.
A chegada de mais imigrantes, principalmente alemães e italianos, impulsiona o crescimento econômico, especialmente no setorindustrial
O estado participa ativamente na Revolução de 1930, que põe fim à República Velha, com a liderança de Getúlio Vargas e Osvaldo Aranha.
O processo de industrialização no estado desenvolve-se, a partir dos anos 70, com diversificação e empreendimentos de grande porte, como o do pólo industrial da cidade de Rio Grande.

LOCALIZAÇÃO E TERRITÓRIOS
O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidadesfederativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul, e a Argentina a oeste, sua capital é o município de Porto Alegre.
É o estado mais meridional do país, conta com o quarto maior PIB - superado apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais -, o quinto mais populoso e o quinto índice dedesenvolvimento humano (IDH) mais elevado.
O estado possui papel marcante na história do Brasil, tendo sido palco da Guerra dos Farrapos, a mais longa guerra civil do país. Sua população é em grande parte formada por descendentes de alemães, italianos e poloneses. Em pequena parte por indígenas, portugueses, açorianos, espanhóis, africanos e franceses, dentre outros imigrantes.
Em certas regiões doestado, como a Serra Gaúcha e a região rural da metade sul, ainda é possível ouvir dialetos da língua italiana  e do alemão.
Esse estado brasileiro originalmente teve sua economia baseada na pecuária bovina que se instalou no Sul do Brasil durante o século XVII com as missões jesuíticas na América, e posteriormente expandiu-se aos setores comercial e industrial, especialmente na metade norte do...
tracking img