A rotina escolar nas creches

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDRÉA FRANCISCO MAIA MARIA
PATRÍCIA SALGADO GUIMARÃES CAMPOS
SANDRA FERREIRA DE PAULA
SOLANGE MARIA BATISTA DE CARVALHO

















A ROTINA ESCOLAR NAS CRECHES
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL




Trabalho apresentado às disciplinas Educação da Criança de 0 a 5 anos; Organização e didática na Educação Infantil; Ensino ealfabetização I; Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ludicidade e Educação... da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof: Rosely Montagnini; Sandra Regina dos Reis Rampazzo; Raquel Rodrigues Franco; Alexandre Vilas Boas da Silva; Marlizete Cristina Bonafini Steinle.








1 INTRODUÇÃO

Neste procuramos relatar como as creches vem se adaptando, qual a proposta pedagógica dainstituição diante das novas diretrizes curriculares.
A instituição escolhida para fazermos nossa pesquisa de campo foi Centro Municipal de Educação Infantil “Sonho Encantado”, localizado no município de Planaltina-Goiás, na Área Especial de Esporte QD 11 Setor Oeste. São atendidas 600 crianças, sendo: 100 no período integral e 500 no período parcial e trabalham 38 docentes, essa instituição segue atendência pedagógica de Libâneo.
Em uma decisão conjunta, Andréa ficou com a tarefa do espaço físico, visitou sala por sala, brinquedo teca, parque e o refeitório onde as crianças fazem suas refeições, enfim, toda a estrutura física do local.
Patrícia acompanhou passo a passo a rotina do G3, Sandra a do G4 e Solange a do G5, onde podemos presenciar o trabalho pedagógico das docentes.
O lugar ébastante espaçoso e segue todas as normas das Diretrizes Curriculares. Existe um único desafio no espaço físico que é a questão do parque de ferro, onde toda a escola luta para que consigam se adequar.



2 DESENVOLVIMENTO


No dia 23 de Maio de 2012, estivemos no Centro Municipal de Educação Infantil “Sonho Encantado”, localizado na Área Especial de Esporte QD 11 Setor Oeste, no município dePlanaltina-Goiás, com a finalidade de realizar nossa pesquisa de campo.
Ao chegar à instituição procuramos falar com a Diretora Neusa Ana Ponkseski e a coordenadora pedagógica Neusa Nunes Sousa, que nos recebeu com muita atenção, e nos encaminhou as salas do G3, G4 E G5, onde pudéssemos realizar a nossa pesquisa de campo. Que foi realizada com as professoras: Cleuza Maria Albuquerque do G3, Rosa deSousa do G4 e Lucinei Mendes do G5, todas tem nível superior e são habilitadas em pedagogia.
Essa creche tem o objetivo educacional bem explicito, existem propostas pedagógicas fundamentadas nas diretrizes curriculares, todos os docentes são formados em pedagogia e passam frequentemente por cursos e seminários ofertados pela SME, para se qualificarem cada vez mais.
A creche que antes eraapenas um local onde os pais deixavam seus filhos para poderem trabalhar passou a ser um local, onde o centro da educação é a criança.
Através da coordenação pedagógica os docentes organizam suas aulas, buscando seus objetivos, conteúdos e as orientações, como manda o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (que fica exposto na sala onde os professores tem livre acesso), o que acabagerando no professor a segurança de planejar suas aulas de forma criativa.
Foi muito interessante ver que a creche “Sonho Encantado”, planeja sua rotina incluindo o lúdico nas suas aulas, através de brincadeiras, musicas e jogos o que acaba estimulando as crianças em suas descobertas
De acordo com RCNEI (BRASIL, 1998c, p. 27):
• A prática educativa deve organizar-se de forma a que as criançasde zero a três anos desenvolvam as seguintes capacidades: (a) familiarizar-se com a imagem do próprio corpo; (b) explorar as possibilidades dos gestos e ritmos corporais [...]; (c) deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr e pular [...]; (e) explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe e lançamento [...].
Procuramos verificar o espaço escolar da creche se era...
tracking img