Novas diretrizes curriculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





































1 INTRODUÇÃO



O presente trabalho é parte integrante de pesquisa de campo feito em uma instituição pública de ensino infantil com o objetivo de traçar uma reflexão sobre a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e as disciplinas estudadas no referido semestre.
O trabalho desenvolveu-secom a atuação dos participantes fazendo a leitura reflexiva sobre os módulos estudados, a matriz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e outros textos voltados a temática proposta.
Após o estudo feito, partiu-se para a socialização sobre a reflexão de cada um para chegar a um consenso da importância da formação do profissional para trabalhar com a EducaçãoInfantil; da contribuição das disciplinas estudas e a atenção dada ao documento que regulamenta esta modalidade de ensino.
A reflexão consolidou-se após visita a instituição de ensino EMEI Sol Nascente, situada na rua Getúlio Vargas na cidade de Teixeira de Freitas. Vinculada ao ensino municipal, onde os profissionais que compõe o quadro da instituição passaram por uma formaçãocontinuada oferecida pelo município para o estudo e divulgação das Novas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.
Todos os profissionais da área têm acesso ao documento que regulamenta o ensino infantil.
A instituição reorganizou sua proposta pedagógica buscando adequar-se as normas previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais através do Projeto PolíticoPedagógico. Sua filosofia de ensino é enquanto contexto de vivência, aprendizagem e desenvolvimento, requer a organização de diversos aspectos: o tempo de realização das atividades (ocasião, freqüência, duração), os espaços em que essas atividades transcorrem (o que inclui a estruturação dos espaços internos, externos, de modo a favorecer as interações infantis na exploração que fazem do mundo), osmateriais disponíveis e, em especial, mas maneiras profissional que exerce seu papel (organizando o ambiente, ouvindo as crianças, respondendo-lhes os questionamentos de determinada maneira adequada a modalidade de ensino. Oferecendo-lhes materiais, apoio emocional, promovendo condições a ocorrência de valiosas interações e brincadeiras criadas pelas crianças.
Toda esta organização estáfundamentada com base em alguns princípios e condições apresentados pelas Diretrizes:
Na observância das Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica: oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais; assumindo a responsabilidade decompartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias; possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas; promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades devivência da infância; construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade e democracia.
Os objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil são: orientar quanto a organização de propostas pedagógicas; as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil articulam-se às diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básicado Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil.
Segundo as Diretrizes, o currículo deve constar um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural,...
tracking img