As novas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





































1 INTRODUÇÃO



As estudantes do curso de Pedagogia, do quarto semestre, do pólo Ilhéus, são moradoras de três lugares distintos: Ilhéus, Itabuna e Serra Grande, distrito do município de Uruçuca. Todas mães de família e, uma parte atuante na área educacional e outra, preparando-se para tal. Nosorganizamos em finais de semana e programamos uma visita à uma escola rural, mantida por uma Associação Pedagógica sem fins lucrativos, com reconhecimento municipal. A Escola Rural Dendê da Serra, está situada na Rodovia Ilhéus/Itacaré, km 39, e tem como objetivo e missão atender crianças moradoras da zona rural, com dificuldade de acesso à escolas e ainda visa preferenciar as crianças oriundas defamílias de baixa renda. Na Escola Rural Dendê da Serra, atendem-se crianças de Educação Infantil ao Ensino Fundamental, até o nono ano. São atendidas 150 crianças, sendo dessas, 55 da Educação Infantil. O método utilizado pela escola é o da Pedagogia Waldorf, filosofia que visa desenvolver a criança como um ser pleno em sua essência, mostrando caminhos para atuar no mundo através do pensar, dosentir e da vontade.
Na área de Educação Infantil, 04 professoras de Educação Infantil trabalham diretamente com as crianças, em tempo integral, contando com o apoio de 02 auxiliares, mais 02 voluntários que se revezam pelos turnos matutino e vespertino.
Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que a partir da Constituição Federal de 1988,tornou possível incluir creches e pré-escolas no sistema de ensino, unindo ensinos fundamental e médio a Escola Básica.
Visando melhorias na forma de atuar com as crianças, educadores, profissionais de áreas específicas uniram-se para debater, transformar idéias já existentes para que pudesse então, nascer uma nova forma de acessar, trabalhar, crescer e desenvolver o ser criança ecada vez mais desvendar seu mundo tão delicado. Para isso, na prática é preciso que professores e profissionais da educação estejam cônscios da nova diretriz e que tenham acessibilidade. Facilitar o acesso faz parte desse novo trabalho que engloba a união de docentes, famílias, comunidade civil, comunidade escolar,etc.
Isso acontecendo, é possível que as instituições escolares assumamo compromisso de fortalecer uma sociedade mais justa, com cidadãos responsáveis, cientes de sua missão, considerando o meio-ambiente como parte da vida que integra-se para o sobreviver do todo. Em linhas gerais, esses são objetivos das instituições de Educação Infantil, com base nas Diretrizes.
É muito importante considerar que, dentro do que se está se expondo, nada deve e pode seraleatório. Então, deve haver um currículo e proposta pedagógica, avaliação.
- Currículo : o que trabalhar conforme a faixa etária. O que existe nesse mundo para poder ser desenvolvido.
- Proposta Pedagógica : como trabalhar, de que forma acessar cada faixa etária. É aí onde pode-se dar a cara da instituição, inclusive.
- Avaliação : observar, refletir,registrar, transformar faz parte da avaliação que é de suma importância para o desenvolvimento da criança e principalmente, do educador em seu planejamento



2 desenvolvimento

A Escola Rural Dendê da Serra, está situada a 39 quilômetros da cidade de Ilhéus, sul da Bahia. Encontra-se numa zona rural, de Mata Atlântica, região de APAS e tem reconhecimento municipal. A escola é mantida por umaAssociação Pedagógica, sem fins lucrativos. De cunho social, atende crianças da zona rural, principalmente crianças oriundas de famílias de baixa renda. Contudo, recebe e atende crianças de diferentes classes sociais, por opção da própria família, o que torna o trabalho diferenciado, incluindo-se como um dos pontos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. A escola está em...
tracking img