As novas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste trabalho vamos abordar o tema sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Tal diretriz tem importância fundamental na formação do profissional que atuara na educação infantil, pois através delas que o profissional junto à instituição de ensino estabelecerá os conteúdos de interesse para construir um currículo escolar tendo como alvo as competências presentes nasdiretrizes curriculares.
Para a realização deste trabalho, o grupo reuniu-se e foi até uma instituição de ensino e realizou uma pesquisa de campo. Enquanto uma parte fazia a pesquisa escrita outra caminhava pela instituição para colher dados que consideravam importantes.
A instituição pesquisada foi a Escola Municipal Vander da Abreu Faustino que seencontra na Rua João Vitalino Costa, nº 08, no bairro Areias em Ribeirão das Neves. Atualmente a escola atende 252 crianças, sendo 135 de creche e 117 da pré-escola. Para isto conta com 36 educadores infantis (monitores de creches) 6 professores da pré-escola e 2 eventuais.
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEIs) foram elaboradas apartir de uma ampla escuta a educadores, movimentos sociais, pesquisadores e professores universitários, que expuseram suas preocupações e anseios em relação a Educação Infantil, considerando já haver conhecimento consistente acerca do que pode fundamentar um bom trabalho junto as crianças. Destacando a necessidade de estruturar e organizar ações educativas com qualidade, articulada com a valorizaçãodo papel dos professores que atuam junto as crianças de 0 a 5 anos.
Dialogar sobre as Diretrizes e aproxima-las da prática pedagógica pode ajudar cada professor a criar nas unidades de Educação Infantil um ambiente de crescimento e aperfeiçoamento humanos que contemplam as crianças, suas famílias e a equipe de educadores.
O parecer CNE/CEB nº20/09 e a Resolução CNE/CEB nº 05/09, que definem as DCNEIs, fazem em primeiro lugar, uma explicitação da identidade da Educação Infantil, condição indispensável para o estabelecimento de normativas em relação ao currículo e a outros aspectos envolvidos em uma proposta pedagógica
Em segundo lugar, as Diretrizes expõem o que deve ser considerado como função sociopolíticae pedagógica das instituições de Educação Infantil.
A questão pedagógica e tratada pensando que, se a Educação Infantil é parte integrante da Educação Básica, como diz a lei nº 9.394/96 em seu artigo 22,cujas finalidades são desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício de cidadania e fornece-lhe meios para progredir no trabalhoe em estudos posteriores.
Essas finalidades devem ser adequadamente interpretadas em relação às crianças pequenas. As formas como as crianças, nesse momento de suas vidas, vivenciam o mundo, constroem conhecimentos, expressam-se, interagem e manifestam desejos e curiosidades de modo bastante peculiares, devem servir de referencia e de fonte de decisões em relação aos fins educativos, aos métodosde trabalho, a gestão das unidades e à relação com a família.
Em terceiro lugar as Diretrizes partem de uma definição de currículo e apresentam princípios básicos orientadores de um trabalho pedagógico comprometido com a qualidade e a efetivação de oportunidades de desenvolvimento para todas as crianças.
O debate sobre o currículo na Educação Infantil te gerado muitas controvérsias entre osprofessores de creches e pré-escolas. Receosos de importar para a Educação Infantil uma estrutura e uma organização que tem sido hoje muito criticada preferem usar a expressão “projeto pedagógico” para se referir a orientações dadas ao trabalho com crianças em creches e pré-escolas.

As disciplinas do 4º semestre levam os futuros educadores a conhecer e entender a importância de articular as...
tracking img