economia industrial

Páginas: 3 (527 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Texto: Processo de Destruição Criativa
(SCHUMPETER)
De duas maneiras as teorias da concorrência monopolística e da concorrência oligopolística, e suas variantes populares, podem servir à visão deque a realidade capitalista é desfavorável ao máximo desempenho da produção. Uma é afirmar que sempre foi assim e que por todo o tempo a produção vem se expandindo, a despeito da sabotagem secularperpetrada pela burguesia que a gerencia. Entretanto, os que esposam essa variante evitam pelo menos as preocupações com os fatos históricos que os advogados da proposição alternativa têm deenfrentar. E ela assegura que a realidade capitalista outrora apresentou uma tendência a favorecer o máximo desempenho produtivo; mas a posterior difusão das estruturas monopolísticas, eliminando aconcorrência, fez com que tal tendência agora se revertesse.
Em primeiro lugar, isso envolve a criação inteiramente imaginária de uma idade de ouro da concorrência perfeita que, em algum momento, semetamorfoseou, de alguma forma, na idade do monopólio. Em segundo lugar, é preciso destacar que a taxa de crescimento da produção não caiu após a última década do século XIX.
O aspecto essencial é captar queao tratar do capitalismo estamos tratando de um processo evolutivo. O capitalismo, então, é pela própria natureza, uma forma ou método de mudança econômica, e não apenas nunca está, mas pode estarestacionário. O impulso fundamental que inicia e mantém o movimento da máquina capitalista decorre dos novos bens de consumo, dos novos métodos de produção ou transporte, dos novos mercados, das novasformas de organização industrial que a empresa capitalista cria.
A estrutura econômica a partir de dentro, está incessantemente destruindo a velha, incessantemente criando uma nova; esse processode Destruição Criativa é o fato essencial acerca do capitalismo. Em primeiro lugar, como estamos tratando de um processo em que todos os elementos levam um tempo considerável para revelar suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia industrial
  • Economia industrial
  • Economia industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!