Economia Industrial

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE ECONOMIA
...
DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS
CRICIÚMA
2014
...
DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA E O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS
2548890-635Trabalho acadêmico da disciplina de Economia Industrial, solicitado e orientado pelo professor ...00Trabalho acadêmico da disciplina de Economia Industrial, solicitado e orientadopelo professor ...


CRICIÚMA
2014
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar a diversificação que ocorre nas empresas, onde buscam ofertar aos consumidores produtos ou serviços inovadores para se superar no mercado competitivo onde o mesmo está sob constantes mudanças. Também será abordado asconexões entre diversificação e crescimento da empresa, assim como, os condicionantes internos e externos à empresa que interferem na dinâmica do processo. E ainda, será apresentado as principais formas para viabilizar o processo de diversificação.
2 DIVERSIFICAÇÃO E CRESCIMENTO INDUSTRIAL
Segundo Kupfer (2002, p.307-308), o fenômeno da diversificação refere-se à expansão da empresa paranovos mercados distintos de sua área original de atuação. Sendo uma alternativa para viabilizar o crescimento da empresa, na medida em que lhe permite superar os limites de seus mercados concorrentes, ao mesmo tempo em que possibilita, através da gestão de um conjunto de diversas atividades, ampliar o “potencial de acumulação” que influencia a dinâmica do crescimento empresarial. Dito isto, temosalguns motivos que levam as empresas a diversificarem suas atividades, eles são:
• Superar os limites de crescimento de seus mercados concorrentes: responder ao baixo dinamismo da demanda; encontrar um meio de colocar o seu produto no mercado para o seu potencial de acumulação.
• Explorar oportunidades de crescimentos em novos mercados;
• Ganhos de eficiência.
Com isso, são notórios os benefíciosque a diversificação pode trazer as empresas, além de reduzir os riscos de seus empregos, também aumentam os seus lucros que vem da expansão de seus investimentos fazendo novos negócios.
2.1 Condicionantes internos à empresa no processo de diversificação

Existem alguns elementos que desempenham um papel importante na definição dos condicionantes internos no processo de diversificação. Onível de especialização da empresa é um deles, onde segundo Kupfer (2002, p.327), à maneira como se articulam as diversas atividades de uma empresa presente em diferentes mercados, compreende aspectos organizacionais da sua estrutura interna. É possível identificar diferentes modelos organizacionais, na qual esses afetam a capacidade de resposta face a estímulos competitivos vindo do meio externo.Também é importante destacar a base tecnológica, onde compreende as máquinas, matérias primas, processos e capacitações que complementam no processo de produção. Além disso, também tem a área de comercialização da empresa, que se trata da influência que ela tem com os clientes sob um mesmo programa de vendas. Vale salientar a existência de serviços produtivos ociosos, que nada mais são, quecapacitações momentaneamente “desperdiçadas”, onde não há geração de rendimentos.
A diversificação tem um envolvimento com novas bases tecnológicas e áreas de comercialização, o que faz com que amplie as oportunidades a serem exploradas e também reforça a expansão para novos mercados.
2.2 Condicionantes externos à empresa no processo de diversificação
As características estruturais dos ambientescompetitivos nos quais as empresas se inserem afetam a diversificação. Segundo Kupfer (2002, p.334).
O comportamento da demanda nos mercados correntes da empresa afeta quando a demanda está em alta, pois a necessidade por diversificação vai ser menor. Já quando ela estiver em baixa (estagnada, crescimento lento ou negativo), vai ter um estímulo maior à diversificação, pois maior a necessidade. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia industrial
  • Economia industrial
  • Economia industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!