Economia Industrial

Páginas: 5 (1230 palavras) Publicado: 14 de fevereiro de 2014
Trabalho de Economia Industrial
MODELO ESTRUTURA – CONDUTA - DESEMPENHO
Criado com o objetivo principal de investigar o ambiente de operação das empresas industriais. O modelo refere-se, portanto, aos ajustamentos feitos pelas firmas industriais para melhor se adaptarem aos mercados nos quais se encontram inseridas. Um segundo objetivo deste modelo E-C-D, é a comprovação empírica de algumasassociações do comportamento das empresas nos diversos tipos de estrutura de mercado.
Segundo a teoria econômica ortodoxa, há dois tipos de determinantes da atuação da firma no mercado. São elas, a estrutura de mercado e a conduta de mercado. A primeira influencia de maneira decisiva a atividade da empresa e seus resultados. A segunda refere-se aos costumes, políticas, métodos de gerenciamento,padrões de concorrência, estratégias, entre outros, dos quais a empresa se vale para fazer frente à concorrência.

PARADIGMA ESTRUTURA - CONDUTA - DESEMPENHO
Fonte: SCHERER, F.M (1990)

CONDIÇÕES BÁSICAS
Oferta
Localização de matéria-prima
Tecnologia
Durabilidade do produto
Valor/peso
Atitudes nos negócios
Sindicalização
Demanda
Elasticidade-preço
Bens substitutos
Taxa de crescimentoda demanda
Caráter cíclico e sazonal
Métodos de compra
Tipos de comercialização
|
|
ESTRUTURA DE MERCADO
Número de compradores e vendedores
Diferenciação de produtos
Barreiras à entrada
Estruturas de custos
Integração vertical
Diversificação
|
|
CONDUTA DE MERCADO
Determinação do preço
Estratégia de produto e propaganda
Investimentos em plantas
Táticas legais
Pesquisa eDesenvolvimento
|
|
DESEMPENHO
Eficiência alocativa 
Progresso técnico
Emprego total 
Eqüidade


ESTRUTURA
Características de organização de um mercado que parecem influenciar estrategicamente a natureza da competição e dos preços dentro de um determinado mercado. Estas características estabelecem as relações entre compradores e vendedores. Em outras palavras, estrutura refere-se à maneiracomo as empresas que integram uma indústria se organizam. Além do mais, as características determinantes das estruturas de mercado são relativas e tendem a não sofrer alterações expressivas em curto espaço de tempo. A estrutura de mercado, neste sentido, é relativamente estável, mas pode se modificar em períodos de longo prazo, devido à dinâmica das relações industriais.
As barreiras à entrada denovas firmas representam uma importante magnitude da estrutura de mercado. As condições de entrada podem determinar até que ponto as firmas que já operam no mercado podem agir de forma monopolística, sem induzir a uma reação de concorrentes em potencial.
CONDUTA DE MERCADO
A conduta de mercado, variável intermediária do modelo adotado, refere-se aos padrões de comportamento que as firmas seguempara se ajustarem ou se adequarem aos mercados nos quais operam. Isto é, às ações que as firmas empregam para a determinação dos preços, da produção, das características do produto, das despesas de venda e dos gastos com pesquisa e desenvolvimento. Logo, conduta diz respeito aos processos de decisão e às relações intra-industriais. A conduta divide-se em duas partes distintas, que são ligadas entresi. A primeira refere-se ao caráter e coordenação das relações entre vendedores e a segunda aos princípios e métodos observados por elementos capacitados com a intenção de tomar decisões para caracterizar sua atuação.
Segundo Bain (1959), a conduta de mercado, sob a ótica das empresas ofertantes, possui cinco dimensões básicas:
a) os objetivos da firma ao adotar certa política de preços, ouseja, se as firmas preferem uma estratégia de maximização dos lucros ou ampliação da fatia de mercado;
b) o método empregado pela firma para atingir este objetivo, diz respeito aos vários modelos de administração que as firmas podem seguir para alcançar seus objetivos;
c) a política de produto das firmas, que se refere aos métodos de produção empregados;
d) a política promocional das firmas, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia industrial
  • Economia industrial
  • Economia industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!