Economia Industrial

Páginas: 13 (3082 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
 UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA








INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DA ECONOMIA DO CONHECIMENTO E SEUS REFLEXOS NA ECONOMIA BRASILEIRA







GREICI HOLZ
DARLAN PEGORINI
JACKSON RODRIGUES
JULLIETI FONTES DE BORBAMARCIO DAUFENBACH

PROFESSOR ARNOLDO SCHMIDT NETO

Economia Industrial



Joinville – SC
2014
INTRODUÇÃO


O Empreendedorismo e a Inovação, principalmente em tempos de crise, são os principais pilares que sustentam o crescimento das economias em todos os países. Ambos vêm crescendo e com isso despertando interesse entre os empreendedores como empresas que buscam novas oportunidadesde negócios. Atualmente para uma empresa se destacar no mercado cada vez mais competitivo, é necessário ser empreendedor e inovador, deve ter um diferencial que promova a mudança e o desenvolvimento econômico. Então com o passar dos tempos, surge a necessidade de adequar antigos processos, e criar novos, para atender uma nova estrutura econômica e de mercado, para o empreendedor isso éapresentado como uma urgência em se adaptar constantemente às novas exigências dos consumidores e da economia, desta forma o conceito de empreendedorismo passa a ser subsidiado ao ato de inovar.
O empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno global, dada a sua força e crescimento, nas relações internacionais e formação profissional. O Brasil é citado como um dos países mais criativos do mundo e ondemais se desenvolvem empreendedores. A inovação é concebida como uma criação ou renovação de algo já existente, partindo de estudos, observações e persistência, na busca de soluções, que sejam práticas e simples, ao passo que possam ser facilmente entendidas e aceitas pelos consumidores. Também demonstra que o empreendedorismo não é uma exclusividade de pequenos investidores dispostos a abrir umnegócio, mas que grandes empresas podem ser consideradas empreendedoras desde que apresentem inovações, no chamado ‘empreendedorismo corporativo’. Há vários estudos que indicam o surgimento de uma nova sociedade e economia baseada na informação, no conhecimento e no uso das tecnologias da informação e da comunicação. O conhecimento se torna um elemento estratégico, um dos principais na construção dodesenvolvimento e o ativo de maior importância para países, regiões e empresas construírem valor.




1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO


O projeto de pesquisa tem como título "Inovação e empreendedorismo da economia do conhecimento e seus reflexos na economia brasileira". O tema tem como objetivo mostrar o processo de evolução da inovação e empreendedorismo e como vem sendo adaptadas nasempresas e nos clientes.


2. JUSTIFICATIVA


O estudo sobre a inovação e empreendedorismo da economia do conhecimento é importante para o entendimento de relações econômicas na sociedade da informação e do conhecimento. Essa discussão é importante para saber como o Brasil está se comportando e os clientes aceitando novos tipos de tecnologia para, por exemplo, fazer compra e acessar a sua contabancaria pela internet sendo pelo computador, tablet ou celular.
O assunto economia do conhecimento, ficou restrito nas informações obtidas pela internet sobre o economia do conhecimento, pois existe uma diversidade de estudos sobre o assunto, mas há ausência de dados e informações mais aprofundadas, a ausência de uma teoria consolidada, e demais sofisticações teóricas, que nos deem uma base maissólida para abordar o assunto.
A pesquisa teve como foco principal trazer o conhecimento da inovação e empreendedorismo da economia do conhecimento para demonstrar se está sendo viável para a economia brasileira.


3. PROBLEMA


A economia do conhecimento está muito evoluída no mundo, principalmente nos EUA, onde tem grandes empreendedores no ramo da economia do conhecimento, como os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia industrial
  • Economia industrial
  • Economia industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia Industrial
  • Economia industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!