A Era Vargas - Por: Gennaro

Páginas: 19 (4559 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
R7.com
Notícias
Entretenimento
Esportes
Vídeos
Rede Record
E-mail
PUBLICIDADE

Brasil Escola Cidades do Brasil Canal do Educador Guerras Vestibular Monografias
Brasil Escola

Enviar

Enviar
Esqueci minha senha Cadastre-se


BIOLÓGICAS

A Era Vargas (da deposição, ao segundo governo (1951-1954)


Por: Gennaro

“A Era Vargas (da deposição, ao segundo governo (1951-1954)”1) As oligarquias e o projeto nacional.

2) A deposição de Vargas e o governo Dutra: (1946 - 1950).

3) Segundo governo Vargas 1951-1954.

4) O WAR COLLEGE e seus clones, (as Escolas Superiores de Guerra impõe a ideologia da soberania nacional).

5) As relações de Vargas e as Forças Armadas.

6) Oposição a Getúlio Vargas

7) Aliados de Getúlio Vargas.

8) Realizações deVargas.

1) As oligarquias e o projeto nacional:

Segundo Miguel Bodea , o fim da segunda guerra mundial,repos na agenda das prioridades políticas , a questão da democracia,a dúvida era como faze-lo sem ter de abandonar o projeto nacional.O retorno das oligárquicas colocava em risco os avanços até então alcançados,para Vargas, a única forma de impedir o avanço das forças liberal-conservadoras, queremontavam suas máquinas com apoio das oligarquias regionais seria através da criação de partidos políticos que pudessem enfrentá-las .Ele que no estado novo, recusou a idéia da criação de um partido único, de sustentação do regime.Haviam dois caminhos a seguir:

1) Criar um partido de viéis conservador, de expressão nacional que centralizasse e arregimentasse as forças políticas vinculadas asoligarquias locais, subordinando-as aos interesses maiores da estratégia nacional de desenvolvimento autonomo.

2) O outro partido,de perfil popular,progressista, urbano e de massas, que mobilizaria o voto operário e popular, contrapondo-se a máquina eleitoral dos notáveis. No projeto nacional de Vargas o PTB era um componente importante, porém não exclusivo.Para ele, a implementação de um modelode desenvolvimento capitalista autônomo passava por uma aliança de classes e, em conseqüência , por uma aliança de partidos. Foi para isso que ele estimulou e privilegiou a atuação da aliança entre os dois partidos para sustentar o seu projeto.

Porém, o PSD se encaixou sempre de maneira problemática nesse esquema e a partir da metade do segundo governo de Vargas adere ao projeto dedesenvolvimento dependente ao capital internacional. Surgiram o PSD e o PTB , o primeiro agregando as forças conservadoras e oligárquicas e o segundo, os operários e as forças populares. O coordenador de assuntos estratégicos norte-americano, Nelson Rockefeller, confidenciou a Lutero Vargas, filho de Getúlio, que a deposição de seu pai era questão de tempo e que o motivo principal era o projeto nacionalistaadotado. Vargas que havia nacionalizado o sub-solo , o minério e as jazidas de petróleo,seria deposto por sua proposta nacionalista, por ter criado a usina siderúrgica nacional, por construir refinarias.

O mesmo não aconteceu aos ditadores Salazar (Portugal) e Franco (Espanha), evidenciando que questionavam não o Estado Novo e sim a política autonoma.O FIM DO ESTADO NOVO, pedido publicamentepelo manifesto dos mineiros em outubro de 1943,foi anunciado pelo próprio Getúlio em 10 de novembro do mesmo ano. Em 1937 a instauração do estado novo tinha caráter provisório, não permitindo que fosse convocado um plebiscito legitimando a constituição de 1937. Se não fosse pela guerra, o estado novo teria terminado muito antes e certas verdades oficiais sobre a história deste período seriamdiferentes.

Durante o Estado Novo, com o domínio do aparelho estatal, era fácil articular setores da burguesia e do latifúndio, favorecidos pelo projeto nacional autônomo, com as massas trabalhadoras beneficiadas pela legislação e projetos sociais trabalhistas.Em 1943, aprofunda-se a crise política e o isolamento do Estado Novo,as Forças Armadas, que desde o golpe de 1937 davam sustentação ao regime,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gennaro- LITERATURA
  • Era vargas
  • A era vargas
  • Era vargas
  • A era vargas
  • era vargas
  • A era vargas
  • A Era Vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!