gravides na adolescencia

Páginas: 7 (1633 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CAROLINE LEITE
MARCIA STAFFORD
MILENY BARBOSA DE LIMA
PRISCILLA CABRAL LOPES
ROSICLÉIA SATO







GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA












Várzea Grande
2013
CAROLINE LEITE
MARCIA STAFFORD
MILENY BARBOSA DE LIMA
PRISCILLA CABRAL LOPES
ROSICLÉIA SATO






GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA





Pré-projeto de pesquisa apresentado no Seminário de Projetos dadisciplina Investigação Científica, no Centro Universitário UNIVAG, sob a orientação da professora doutora Fernanda Cândido Magalhães.






Várzea Grande
2013

SUMÁRIO






INTRODUÇÃO


O propósito deste trabalho foi levantar motivos psíquicos que levam adolescentes a engravidar em uma etapa precoce da vida, apesar de existirem muitas informações sobre métodoscontraceptivos.
A adolescência corresponde ao período da vida entre os 10 e 19 anos, no qual ocorrem profundas mudanças, caracterizadas principalmente por crescimento rápido, surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social.
A gravidez na adolescência é um assunto bastante atual tanto noambiente da psicologia quanto no de outras áreas da saúde, principalmente por suas implicações biopsicossociais. A adolescência em si já é um processo de mudança tanto física, como psicológica. Ter um filho é uma decisão bastante difícil e envolve muitas renúncias, por isso o apoio tanto da família da menina, como do rapaz e de sua respectiva família é de grande importância, tanto pelo lado financeirocomo emocional.
JUSTIFICATIVA


Justifica-se a escolha do tema, pois, a gravidez na adolescência tem sérias implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, além das jurídico-sociais, que atingem o indivíduo isoladamente e a sociedade como um todo, limitando ou mesmo adiando as possibilidades de desenvolvimento destas jovens na sociedade. Devido às repercussões sobre a mãe e sobre obebê, este conceito, é considerado uma gestação de alto risco segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), embora o risco seja mais social do que biológico.
A gravidez na adolescência, por ser uma consequência ocorrida pela a atividade sexual precoce, muitas vezes é indesejável e que por isso, pode terminar em aborto. Quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera consequênciastardias e a longo prazo, tanto para a adolescente como para o recém-nascido.
A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, para além de complicações durante a gravidez e problemas de parto. Há inclusive quem considere a gravidez na adolescência como uma "complicação da atividade sexual".
Questionamo-nos pelo o fato que a reação dasfamílias das adolescentes diante da gravidez de suas filhas varia de acordo com a classe social. As famílias das jovens de classes populares apresenta uma melhor aceitação dessa situação, especialmente a mãe e a avó, contrariamente às famílias das adolescentes de classe média, que não desejam a gravidez das filhas adolescentes (SILVA & PINOTTI,1987).
HIPÓTESE


À partir do projeto busca-secompreensão psíquica à cerca da gravidez na adolescência. A adolescente busca na gravidez sua feminilidade, que é obtida através da maternidade, uma extensão de si própria como forma de preenchimento. (FREUD, 1931).
A gravidez acontece por conta do impulsionamento sexual do corpo que tem como alvo singular a reprodução, demonstrada através do interesse pelo o sexo.(FREUD, 1905)
OBJETIVOS GERAIS1.Compreender quais teorias da psicanálise que se aplicam nas adolescentes que tiveram gravidez precoce e como ela aborda essas jovens.
2. evidenciar quais são as causas que levam uma adolescente querer engravidar mesmo obtendo informações suficientes para evitar tal consequência.
3. Esclarecer as perturbações e as angústias que a jovem pode apresentar durante a gestação precoce.

Objetivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravides na adolescencia
  • Gravides na adolescencia
  • Gravides na adolescencia
  • gravides na adolescência.
  • Gravides na Adolescencia
  • gravides na adolescencia
  • Gravides na adolescencia
  • gravides na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!