O enfrentamento do crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS
serviço social

Adriana

O enfretamento do problema do crack no contexto da saúde pública

Ribeirão das Neves
2012

Adriana

O enfretamento do problema do crack no contexto da saúde pública

Trabalho de serviço social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nasdisciplinas de Psicologia Geral, Antropologia, formação Social, Política e Econômica do Brasil e FHTM do Serviço Social I.

Prof: Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Ribeirão das Neves
2012

R E S U M O

O crack surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 em bairros pobres de Nova Iorque, Los Angeles e Miami. O baixo preço da droga e a possibilidade defabricação caseira atraíram consumidores que não podiam comprar cocaína refinada, mais cara e, por isso, de difícil acesso. Aos jovens atraídos pelo custo da droga juntaram-se usuários de cocaína injetável, que viram no crack uma opção com efeitos igualmente intensos, porém sem risco de contaminação pelo vírus da Aids, que se tornou epidemia na época.
No Brasil, a droga chegou no início da décadade 1990 e se disseminou inicialmente em São Paulo. “O consumo do crack se alastrou no País por ser uma droga de custo mais baixo que o cloridrato de coca, a cocaína refinada (em pó). Para produzir o crack, os traficantes utilizam menos produtos químicos para fabricação, o que a torna mais barata", explica Oslain Santana, diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal.
Segundo estudodos pesquisadores Solange Nappo e Lúcio Garcia de Oliveira, ambos da Universidade Federal de são Paulo (Unifesp), o primeiro relato do uso do crack em São Paulo aconteceu em 1989. Dois anos depois, em 1991, houve a primeira apreensão da droga, que avançou rapidamente: de 204 registros de apreensões em 1993 para 1.906 casos em 1995. Para popularizar o crack e aquecer as vendas, os traficantesesgotavam as reservas de outras drogas nos pontos de distribuição, disponibilizando apenas as pedras. Logo, diante da falta de alternativas, os usuários foram obrigados a optar e aderir ao uso.
Hoje, a droga está presente nos principais centros urbanos do País. Os dados mais recentes sobre o consumo do crack estão sendo coletados e indicarão as principais regiões afetadas, bem como o perfil do usuário.SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA........................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 COMPOSIÇÃO QUÍMICA 5
2.2 FORMA DE USO E AÇÃO NO ORGANISMO 5
2.3 LOCIAS DE REFERÊNCIA AO USUÁRIO.............................................................5
2.4 AENTREVISTA......................................................................................................6

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS 9

1 Introdução
1.1 Problema de saÚde pública
Atualmente o aumento do consumo do crack e as conseqüências nefastas do seu uso são abordados como uma questão de saúde pública. A intensa disseminação destadroga se deve não somente ao seu baixo custo, mas também ao fato de ter efeito rápido e intenso, o crack rapidamente ganhou popularidade entre os seus usuários, especialmente nas áreas urbanas mais pobres. Assim como todas as drogas, o crack assola especialmente a nossa juventude que, se antes realizava um consumo de forma velada, hoje se manifesta através dos terríveis efeitos dessa droga quealimenta uma indústria perversa, presente no nosso cotidiano, à luz do dia e nos ambientes mais comuns.
Esta prática que ameaça a nossa juventude e devasta muitas famílias deve ser combatida não apenas pelo Estado, que tem por objetivo fundamental promover o bem de todos sem qualquer forma de discriminação, mas pelo conjunto da sociedade que sofre os malefícios causados pelo uso dessa droga. Para...
tracking img