O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK

Páginas: 6 (1398 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013










































































SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
As ações políticas, em termo de saúde publica tem melhorado muito nos dias atuais principalmente, em relação ao problema do enfrentamento do crack na sociedade, oministério da saúde tem assumido de forma integral para prevenir, tratar, reabilitar o problema de droga e enfrentando como um caso de saúde publica através de estratégias e programas voltados a reabilitação de usuários de drogas buscando o acolhimento e reduzir ao máximo os danos causados por esses tipos de substâncias. Mesmo com muito trabalho sendo feito, existem lugares com uma fortedeficiência em termo de saúde publica, visando ao problema do enfrentamento do crack, sem nenhuma estrutura completa para atender a demanda desse problema. Principalmente em municípios pequenos como o nosso que será exposto neste trabalho através de informações coletadas sobre entrevistas em núcleos de apoio a sociedade e com profissionais que atuam neste campo de trabalho. Abordaremos também, políticasadotadas pelo ministério da saúde para redução de danos causados ao usuário de drogas e as consequências do uso abusivo dessas substancias na vida social deste individuo citaremos consequências gravitacionais, através de drogas injetadas. E também as ações políticas em termo de saúde publica do enfrentamento do crack em nossa cidade.





DESENVOLVIMENTO
2.1 O caps. em nosso municípioXinguara, é município brasileiro do estado do Pará. Sua população estimada é de 49.896 habitantes, o que representa uma população abaixo da exigida pelo governo para a implantação de uma unidade Caps ad.
O programa de coleta das informações para parte da construção deste trabalho foi o ,Caps da cidade de Xinguara, aonde não possui estrutura física apropriada e nem profissionais capacitadosintegralmente ao acolhimento, para tratamento e reabilitação a dependentes de drogas .Não há como especificar detalhadamente a quantidade de usuários existente no município, que sejam usuários de drogas ,pois não a uma vistoria integrada totalmente nesses casos, devido até mesmo a falta de estrutura do local para atender esse problema do crack. Simplesmente o programa se torna um canal para encaminhar odependente a uma unidade mais próximo que possa atender as necessidades de ajuda acessíveis a ele. A procura pela ajuda vem do próprio dependente, aonde ele passa por analise para se ter a certeza que realmente ele quer mudar de vida e não sendo obrigado pela família e é por livre e espontânea vontade a busca pelo tratamento e são encaminhados para Belém capital ou a região mais próxima parareceberem tratamento. O dependente não tem custo de viagem, pois o governo disponibiliza TFD ( tratamento fora de domicilio)que tem como objetivo custear as despesas geradas pelo deslocamento do dependente, tais como: transporte, alimentação e quando necessário hospedagem. Antes de iniciar o processo de TFD , o Caps verifica a disponibilidade de vagas na instituição que irá receber o dependente quebusca por tratamento, e quando não há a disponibilidade de vagas o dependente fica aguardando em casa até o surgimento de uma vaga para ser encaminhado para a unidade.

2.1.1 Projeto em estudo, criação do Raps na região

De acordo com a coordenadora da unidade do Caps de Xinguara, Diones, existe um projeto em estudo , que busca a implantação de uma unidade que atenda os dependentes de Xinguarae regiões mais próximas como: Agua Azul, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu. Será uma unidade com estrutura física apropriada e com profissionais da área de saúde capacitados no atendimento ao dependente químico, denominado Raps.
No município ha uma carência de profissionais do serviço de saúde pelo SUS, aptos a atenderem crises causadas pelo efeito da droga, muitas vezes em caso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O enfrentamento do problema do crack
  • O enfrentamento do problema do crack no contexxto da saúde publica
  • O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA
  • O enfrentamento do problema do crack no contexto da saúde pública
  • O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK NO CONTEXTO DA SAÚDE PÚBLICA
  • O enfrentamento do problema do crack no contexto da saúde pública.
  • O enfrentamento do problema do crack no contexto da saúde pública
  • O enfrentamento do problema do crack no contexto da saúde pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!