A importancia da algebra na engenharia de produçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de Produção
RESUMO
A engenharia de produção tem mostrado forte crescimento no mercado hoje, e com ela cresce também as áreas matemáticas, como a geometria. Neste trabalho pretende-se fazer uma análise de qual essa importância, e de como a geometria auxilia no desenvolvimento da engenharia de produção no seu cotidiano e sua aplicabilidade em questões práticas. Pretende-se mostrartambém como é o envolvimento do aluno de forma quantitativa, com uma pesquisa de campo, nesta área e qual o seu desempenho dentro de uma área tão completa.
Palavras Chave: Geometria, aplicabilidade e desenvolvimento.

Introdução: Ao longo do tempo vem se notando as especificações em determinadas áreas, com esse crescimento, a engenharia de produção teve grandes ganhos, pois muitos estudos deespecificação mostraram a importância de um bom conhecimento na área matemática. Dentro desta área o que tem uma forte expressão é a geometria analítica ,que é uma ciência muito antiga criada ainda no século XVII por René Descartes que foi o inventor das coordenadas cartesianas e que tem a finalidade de representar números de propriedades geométricas, ela é muito ampla, e tem a capacidade de fazerentender-nos vários aspectos, alguns deles são: localizar pontos no espaço, com acoste-se a formação de uma reta, e também consegue proporcionar uma visão em planos.
Assim estudando a geometria dentro da engenharia consegue-se perceber que tem muitas aplicabilidades no cotidiano, como o estudo de um reta, que nada mais uma maneira de nos localizarmos no espaço ,método hoje em pleno século XXI usado emGPS, e também muito usado em uma das áreas que é um dos pilares da engenharia a logísticas, com esses conceitos de geometria pode-se estudar maneiras mais rápidas de chegar no determinado destino, e mais eficiente, apenas com o uso de vetores aplicado em um plano aonde possa calcular a distância e analisar qual é a mais válida. Fazendo esse estudo aprofundado do quanto a geometria mexe dentro daengenharia, e também vai poder se estudar o quanto o aluno nota a sua aplicabilidade e o quanto ela precisa ser explanada. Vai tentar perceber o quando ela influencia o aluno desde a questão do uso no cotidiano até a sua lógica e se realmente isto por sua vez acontece, e para ter essa percepção será feita uma pesquisa de campo com alunos da engenharia de produção, que realizam a matéria degeometria e os que não realizam, e também obter opiniões de alguns professores de matemática. Pretende-se realizar de forma quantitativa em forma de questionário.
1 História da Geometria
A história da matemática é muito antiga, começa por volta de 287 a.C e tem inicio na Grécia antiga, mas acredita-se que a existência da matemática em um todo acontece desde de que existe a civilização aonde os homensfaziam trocas de mercadorias isto é a prova da existência e do uso no cotidiano, que precisa-se e usa-se ele o tempo todo. Alguns dos principiantes destes métodos matemáticos foram: Arquimedes (287- 212 A.C), René Descartes (1596-1650), Issac Barrow (1630 -1677), Pierre de Fermat (1601- 1665) e também John Wallis (1616- 1703), mas os pais da matemática, quem realmente começou em assuntos maisaprofundados foram: Issac Newton (1642-1727) e Gottfried Wilhelm Leibniz (1646- 1716). Mas a fundamentação de cálculos aprofundados aconteceu somente por volta do século XIX. Com este estudo mais especifico começa a ser separada em áreas a matemática, e uma de suas principais que é a geometria analítica e álgebra linear. O primeiro a se aprofundar nesse estudo especifica e a conseguir fazer uma relaçãoentre geometria dedutiva sendo o principio da álgebra foi o chamado pai das coordenadas René Descartes, fazendo essa analogia ele conseguiu montar um plano quando se estabelecia pontos que formaram retas em dimensões e assim fazer um estudo variado deste. A geometria primeiramente foi chamada de geometria cartesiana em homenagem ao seu criador, que concegui realizar todos os fundamentos dos...
tracking img