A luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE DIREITO

SÃO LUÍS
2012

RESENHA CRÍTICA DA OBRA A LUTA PELO DIREITO

Trabalho apresentado à professora
dadisciplina de Introdução ao Estudo do Direito I

para obtenção da 1º nota.

SÃO LUÍS
2012

IHERING, Rudolf Von. “A Luta Pelo Direito”, 6 ed. rev. da tradução. São Paulo: Editora Revista dosTribunais, 2010.

“O objetivo do direito é a paz. A luta é o meio de consegui-la. Enquanto o direito tiver de repelir o ataque causado pela injustiça – e isso durará enquanto o mundoestiver de pé – ele não será poupado.”
Rudolf Von Ihering mostra-nos de imediato o teor de seu principal pensamento, sendo que o parágrafo citado acima é de suma importância para a compreensãoda obra, posto que por intermédio dele somos incitados a pensar na importância da luta na causa do Direito e de obtenção da paz, revelando-nos que o labor para a obtenção deste se faz de formaconstante e irrefreável.
A história do Direito é repleta de conflitos, batalhas, sangue e dor. Elementos que legitimaram a existência das concepções jurídicas, posto que a essência destas seencontra na ação, evidenciando-nos uma necessidade prática para chegarmos a nossos objetivos sociais e pessoais.
No entanto cada indivíduo busca defender seus direitos de acordo com seusinteresses particulares, ou seja, o camponês defende de forma ferrenha sua propriedade de invasões ao passo que um militar lutará até o fim para proteger sua honra. O que de fato importa é que cada umem sua luta – ainda que particular - contribui para a concretização da ideia de direito sobre a terra. E a energia que se dispensa na luta para com o respeito aos nossos direitos é diretamenteproporcional ao tamanho do esforço que tivemos para obtê-los.
Ihering prega veemente a defesa do que é nosso por direito, alegando que a dor de um direito oprimido não se trata do dano material,...
tracking img