Burnout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:


A diversificação dos horários de trabalho estabelece uma das mudanças mais significativas que aconteceram nas últimas décadas do ponto de vista ocupacional. Entre os variados e possíveis horários de trabalho existentes, surge a necessidade de implementar o trabalho por turnos. No entanto, esta nova organização do horário de trabalho, tem sido associada a diversos efeitosindesejáveis quer para os trabalhadores, onde se tem verificado problemas do ponto de vista fisiológico, psicológico e social quer ao nível organizacional (ex., produtividade e segurança), especialmente no que concerne ao trabalho nocturno.


Palavras-chave: Trabalho por turnos, horários de trabalho, fadiga, ritmos circadianos




Definição do conceito:


A literaturacaracteriza o estado de fadiga como algo difícil de descrever por ter como base descrições de experiências vivenciais. São tantos e tão variados os relatos sintomáticos que não permite que haja uma só definição devido á complexidade do próprio conceito. De qualquer forma, entende-se por fadiga, um estado que condiciona a obtenção de bons resultados em qualquer actividade e que se caracteriza por umadiminuição das capacidades perceptivas, cognitivas e motoras. Pode ser aguda, quando há descrição de extremo cansaço seja físico ou mental/psicológico e que melhora com o repouso após um período de descanso; ou crónica, quando o repouso não é suficiente para eliminar a fadiga. (Ahsberg, 1998).
Existem vários tipos de fadiga. No entanto, o nosso estudo assenta na fadiga ocupacional. Apesar deser reconhecida como uma das grandes problemáticas a nível organizacional, esta é ainda uma área pouco explorada a nível empírico. Assim, a fadiga ocupacional aparece mencionada na literatura como estando associado a factores como: decréscimo no desempenho, o número de horas de trabalho e resultados dos horários de trabalho. Esta é experienciada pelo trabalhador sob dois aspectos: fadiga físicaexpressa por suor e por uma aceleração do ritmo cardíaco e respiratório e a fadiga mental não mensurável devido á inexistência de indicadores que possam ser observados directamente.
Neste contexto, Bultman et all (2000) desenvolveram um estudo através dum inventário (CIS) com o objectivo medir a fadiga. Os resultados demonstram uma distinção entre a fadiga física e psicológica e a existência dediferentes níveis de fadiga psicológica estando esta associada ás próprias características do trabalho.
Assim, podemos afirmar a existência de uma relação entre fadiga e trabalho por turnos, devido à extrema capacidade de adaptação que estes horários laborais exigem ao trabalhador.
O trabalho por turnos resulta de uma nova forma de organização do horário de trabalho onde diferentesequipas trabalham de forma contínua com o objectivo de alargar o horário de trabalho para além do considerado convencional. (Smith, Folkard & Fuller, 2003)
Deste modo, podemos dizer que apesar de ter surgido no decorrer das duas Grandes Guerras Mundiais, é na Revolução industrial que o trabalho por turnos ganha maior visibilidade (Baba & Jamal, 1992 cit. Reis 2004) tornando-se numa forma modernade organização presente na maior parte dos países industrializados.
No entanto, o trabalho por turnos acarreta também várias perturbações: perturbações na saúde e bem-estar; perturbações circadianas e do sono e perturbações na vida social e familiar. Assim, um indivíduo que trabalha por turnos apresenta uma maior probabilidade de sofrer de perturbações gastrointestinais, resultantes dafraca qualidade das refeições principalmente no período do turno da noite, turno onde se verifica também que 25% dos trabalhadores não tomam o pequeno-almoço e 11% não almoçam. (Akersted, Hambraeus & Lennernas, 1994 cit. Reis, 2004); de perturbações cardiovasculares., estudos realizados por Baggild e Knutsson, (1999, cit. Smith et al.,2003) revelam que os trabalhadores por turnos apresentam um...
tracking img