A raiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A raiva
Incubação
O período de incubação da raiva é muito variável, podendo ir de alguns dias até um ano, a média, contudo, é de 45 dias na raiva humana e de 10 dias a 2 meses, no cão.
Essetempo está diretamente relacionado ao local e à gravidade do ferimento provocado pelo animal, com a distância deste local dos troncos nervosos e, finalmente, à quantidade biral inoculada.Transmissibilidade
Em animais domésticos (cão e gato) o período de tranmissão tem início de 2 a 3 dias antes do surgimento dos sintomas clínicos, e perdura portoda evolução da doença-com a morte ocorrendo entre 5 e 7 dias após a manifestação sintomática; já entre animais silvestres não há estudos que apontem esse período concerteza, variando conforme aespécie hospedeira; nos morcegos , contudo, sabe-se que esse período é bastante longo e assimtomático.
Diagnóstico diferencial
A doença guarda similarescom outros quadros patogênicos, como o tétano, pasteurelose, decorrentes de mordidas de cães e gatos, a Hérpesvirus, botulismo, outras encefalites virais, sodoku, etc. Para diferenciar devem serobservados o fácies.
Diagnóstico ambulatorial
No exame em vida em humanos é comumente usado imunofluorescência direta, em impressão de tecidos como acórnea, mucosa lingual, tecido bulbar folíclo piloso, e ainda através da biópsia de pele extraída da região cervical-embora o resultado, quando negativo, não seja conclusivo, sendo de extrema importâcia arealização de necrópsia confirmatória; guarda contudo a vantagem de ser rápida, sensível e específica.
A prova do diagnóstico se da no exame microscópio de tecidos nervosos; a prova biológica seprocessa com a inoculação em camundongos.
Ainda se processa a técnica de tipificação viral, para determinação da cepa; quando aponta resultados inesperado deve ser feito o sequenciamento genético.
A...
tracking img