A luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A luta pelo Direito é um livro que fala à razão e ao sentimento, convencendo e comovendo, onde as idéias originais cintilam deslumbrando. Para o autor o direito não consiste puramente em uma teoria,mas uma força viva. Para se obter a finalidade que este busca atingir a paz e é necessário que haja uma luta. E é através desta que o Direito se origina.
“O direito é uma idéia prática, isto é,designa um fim, e, como toda a idéia de tendência, é essencialmente dupla, porque contém em si uma antítese, o fim e o meio. Introduz Ihering, ao seu texto. A luta está iminente na natureza do direito,ambas estão conectadas.
Em, O interesse na luta pelo direito, referente ao 2° capítulo, a luta pelo direito concreto tem como causa, uma lesão ou uma subtração deste direito. O direito em seu sentidoobjetivo é classificado como um conjunto de normas jurídicas vigentes, criadas e aplicadas pelo Estado à sociedade. Já o direito, do seu ponto de vista subjetivo, é uma característica inerente ouadquirida pelo indivíduo. Seu objeto de estudo é o direito subjetivo, pois a manutenção da ordem jurídica por parte do Estado só é possível através de uma incessante luta deste contra a anarquia.
Nocapítulo III, a questão levantada é sobre a luta pelo direito na esfera individual. Quando a pessoa tem seus direitos lesados, ela deve optar por lutar a favor dos seus direitos, ou pode simplesmente abrirmão destes. Para tanto, tal escolha implica sacrifício. Ou o direito será sacrificado em nome da paz, ou a paz será sacrificada pelo direito. Muitas vezes a dor moral por ser injustiçado é muitomaior que a vontade de se recuperar o objeto do litígio em questão. Trata-se de uma questão de honra fazer valer os seus direitos. Porém, há os que considerem mais válido abandonar seu direito em nome dapaz. Ele diz: “O meu dever é, nos outros casos, combater, por todos os meios de que disponha toda a violação ao direito da minha personalidade; sofrê-la seria consentir e suportar um momento de...
tracking img