A luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Santa Cruz
Disciplina: Introdução ao estudo do Direito
Curso: Direito
Primeiro Semestre Noturno
Prof. Msc Josevandro Nascimento
Nomes: Elicio Santose Murilo Abreu


QUESTIONÁRIO
(1) a) Cannelutti se contradiz ao afirmar que o legislador (Estado) deve ser o único sujeito ativo no comando e as partes (cidadãos) como meros pacientes, devemapenas atender às exigências do mesmo. Declara em seguida que alguma substância ética deve existir no comando do legislador. Ora, se um comando é feito desconsiderando os interesses dos comandados, omesmo em si já exclui qualquer ética produzindo um direito alheio aos anseios da coletividade e à justiça como um todo.

b) Cappelleti afirma que os juízes não são meros aplicadores do direito ouapenas declaram o que a lei é nem simplesmente fazem a mesma, mas produzem o direito ao constituírem produções estatais do mesmo a partir de suas decisões.

c) Bobbio afirma que a arbitragem, anegociação, a mediação entre outras formas de produção do direito, constituem uma produção, mesmo quando feita pelos órgãos estatais mais interessados em atender aos interesses da realidade social. Passandotoda forma de produção estatal do direito por questões como legitimidade, autoridade e poder. Sendo tais remissões não arbitrárias ou sem sentido, sendo o Estado o ente ao qual mais se refere oconceito da legitimidade como um atributo que lhe pertence. A legitimidade citada refere-se a uma aceitação da população ao seu comando a qual assegura obediência por parte da mesma, não necessitando oEstado do uso da força, a não ser em casos esporádicos.

d) Kelsen estabeleceu o modelo da norma fundamental baseada na pressuposição lógico-transcendental da validade de uma primeira constituiçãohipotética, na qual a legitimidade é o principio de que a norma de uma ordem jurídica deve ser válida até a sua validade terminar por critérios determinados por esta mesma ordem jurídica, ou até ser...
tracking img