A importancia da abordagem sistemica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO






























ORGANIZAÇÃO INFORMAL E A SUA INFLUÊNCIA
PARA UMA ORGANIZAÇÃO FORMAL






























SÃO MATEUS 2011




WILLIAN SIAN HERZOG























A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM SISTÊMICA DIANTE DA NOVAORDEM MUNDIAL











Trabalho realizado pelos alunos do curso de Engenharia de Produção apresentado à disciplina de Teoria Geral da Administração.
Prof. Wellington Gonçalves









SÃO MATEUS 2011
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 4
2DESENVOLVIMENTO 54CONCLUSÃO..........................................................................................................................10
5REFERÊNCIAS...............................................................................................................................11

4
1 INTRODUÇÃO

A Organização informal mostra cadavez mais sua influência nas empresas,isso quer dizer que os trabalhadores estão se unindo cada vez mais para lutarem por seus direitos, mas existem várias organizações que ainda relutam ou não conseguem utilizá-la para beneficio da empresa.A organização formal era vista como sem nenhum valor para as organizações como se elas não existissem ou não influenciassem os rumos da organização.

Aorganização informal se cria hoje de diversas maneiras, na maioria das vezes e escolhido uma pessoa que todos admirem e confiem, ou seja, um líder sempre buscando o melhor para os determinados objetivos previstos por essa organização, na maioria das vezes quando há reivindicações em empresas , o líder que busca junto da diretoria da empresa a melhor solução para suas reivindicações .5
3 DESENVOLVIMENTO


O ser humano possui características fundamentais para sua existência de vida com seus semelhantes, para satisfazer suas necessidades. A organização é uma forma básica de interação social, o que leva à formação de grupos.O resultado desta interação são os comportamentos específicos quedemonstram que existem relações importantes entre os indivíduos não só componentes, mas também um grupo dentro dos grupos. Podemos dizer que os indivíduos são geralmente agrupados em unidades com características diferentes formas de apresentação, identificação, devido a algum sistema de relações.

Existe uma interação entre o comportamento dos elementos de um grupo. Essa influência estádiretamente relacionada aos tipos de relações sociais entre os indivíduos ,e podem ter maior ou menor distância social.

O comportamento dos indivíduos , também é sensível à capacidade e a freqüência de contatos , com o aumento da pressão de seguir as regras e o comportamento da uniformidade, isto é, um pequeno número de membros e contatos são freqüentes. Um exemplo, as diferenças entreas relações que prevalecem nas áreas rurais e urbanas. A paisagem é caracterizada por uma cidade homogênea e heterogênea.

Com o crescimento acelerado da sociedade, aparecem novos grupos, que se desenvolvem em paralelo com as organizações, para alcançar os mesmos objetivos. As organizações devem possuir uma base racional, onde grupos e indivíduos têm posições e papéis definidos de acordo com aprioridade, sua operação é baseada na divisão do trabalho, de acordo com a nescessidade e há uma estrutura de autoridade. Estas dimensões têm diferentes níveis de desenvolvimento de uma organização para outra.
Através desta organização, comumente chamado formal, atingir uma meta definida pelo comportamento adequado das pessoas.

A organização estabelece as regras de relacionamento formal,...
tracking img