Vigiar e punir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde que o ser humano começou a multiplicar-se e evoluir culturalmente o mundo foi se desenvolvendo paralelamente e com isso veio a necessidade do controle de uma minoria sobre uma massa, ou seja,o poder do homem sobre outro homem. A partir desta necessidade de controle foi criado o Estado. Ele seria o poder supremo dentro de uma sociedade com o objetivo de impedir a guerra de todos contratodos, pois uma sociedade sem leis é uma sociedade livre para fazer o que quiser, uma sociedade onde todos podem ficar livres e onde não existe a idéia do que é certo ou errado, pois não há regras. Umasociedade sem regras não é de interesse da burguesia.
Durante o Estado de soberania as pessoas obedeciam às regras impostas pelo Estado por ter medo da morte, pois o Estado tinha o direito demorte, quem não obedecesse às leis morreria como punição. Dentro de uma sociedade sempre houve pessoas de diversas personalidades e identidades e as que não se encaixavam dentro do padrão de “normalidade”precisava ser exilada, ou seja, excluída. Durante esta sociedade de soberania era aplicado o modelo de exclusão para quem não fosse considerado “normal” (binarismo). Tem-se uma relação relativa donormal, ele era definido ao se constatar o que era patológico. Um exemplo de modelo de exclusão é como o Estado tratava os leprosos: as pessoas que tinham esta patologia eram exiladas, viviam em umagrande “cerca”. O poder médico e poder político eram exercidos pelo Estado. O sonho político deste modelo é o de uma comunidade pura, assim como sonhava Hitler com a raça ariana através do exílio éextermínio dos judeus.
Este texto de Michel Foucault mostra outro modelo que veio sendo desenvolvido ao longo do progresso do ser humano. Este modelo é o “modelo disciplina”, no qual, é representadopela figura arquitetural da disciplina por excelência, o Panóptico. O Panóptico é uma “máquina” criada para manter em vigilância as pessoas que por algum motivo infringiram as leis ou possuem alguma...
tracking img