Vigiar e punir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro Vigiar e Punir

Temos no libro vigiar e punir uma das melhores obras do autor Michel Foucault, onde ele retrata a epóca medieval em uma visãopolitica dos acontesimentos e das barbarias atuadas pelos governates. Da mesma forma temos em Maquiavel a coesão como forma de assumir o poder, Foucalt tem comoobjetivo principal a demostração de como essa coesão pode funcionar no estado após você ter-lo conquistado.
O ato de vigiar é praticado pelos governantes com o intuitode obter controle sobre seus cidadões e nisso utiliza-se de espetaculos macabros para adiquiri o respeito desejado nesse respeito temo o poder do estado oprimindo opovo que o serve. Desta forma o porder absolutista se torna eminente e com ele o enfraquecimento da confiança do povo e estado. Com essas diretrizes temos que oestado com medo de perder as pessoas que a ele foram soberanas, toma medidas para que esse não o deixem desamparado, dando fim assim a ideia de chacota publica deprisioneiros e criminoso. Nesse visão de soberanidade com o seu povo o estado toma medidas de dosagem do seu poder o qual secúlos ateriores teria se "embreagado" e seconrrompido com suas medidas totalitarista.
Visndo essa nova forma de medir o poder e " dosalo" de tal forma em que o mal seja algo diferente do assim " principe"e pondo um outro individuo no conceito do errado o "monstro" , que por definição é o que traz o medo para as pessoas, o uso de uma causa natural o a desordem quepelas pessoas criadas sem a intersseção do estado, fluem de forma utilizavel , para que as pessoas que dominam o poder possa obter o controle e assim vigiar e punir.
tracking img