Teia da vida - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A TEIA DA VIDA

O livro de Fritjof Capra, A Teia da Vida, retoma a visão de interligação ecológica de todos os eventos que ocorrem na Terra e da qual fazemos parte, de forma fundamental. Ele nos apresenta seu conceito de Ecologia Profunda neste livro, um termo que, para ele, é mais apropriado que o termo 'holístico', já bastante gasto por pessoas que se apropriaram erroneamente destetermo para comercializá-lo.
Em "A Teia da Vida" Capra apresenta uma síntese de descobertas científicas recentes trazendo uma nova abordagem para compreensão da vida através da teoria da complexidade, estruturas dissipativas, dinâmica das redes, dinâmica não-linear, autopoiese, auto-organização, atratores caóticos, fractais entre outros conceitos.
Apesar de pretender escrever o livropara leigos Capra, em que pese constantes explicações que são apresentadas sempre que um conceito físico ou químico é introduzido, não parece ter alcançado completamente este objetivo, pois em certas passagens o leitor sem um conhecimento prévio de conceitos básicos de física, química e biologia, encontrará certa dificuldade para acompanhar o raciocínio científico. Mas não são dificuldades que umaleitura paralela não resolva.
O livro é divido em quatro partes e um epílogo. Nas partes 2, 3 e 4 são apresentados o embasamento cientifico da teoria apresentada por "A Teia da Vida". Não são nos capítulos que compõem estas partes apresentadas idéias novas e sim na verdade uma compilação de idéias e trabalhos de outros cientistas encaixados num conceito que define uma rede da vida dentrodos conceitos holísticos já divulgados pelo autor, fato que não prejudica a recomendação da leitura. O livro chega a ser um manual sintético de biologia, matemática da complexidade e estruturas dissipativas.
Capra define uma entidade viva através de três critérios fundamentais que precisam estar presentes para configurar a existência da vida.
São estes; um padrão de organizaçãocaracterizada pela autopoiese ou autocriação, uma estrutura denominada pelo físico e químico russo Illya Prigorine como estrutura dissipativa e finalmente fechando os três critérios um processo vital desempenhado pela cognição.
O trabalho de alguns autores cientistas é fundamental para o acompanhamento do livro, um deles é Lynn Margullis autora de Microcosmos, livro editado em português tambémpela Cultrix. Conforme própria declaração do autor o capítulo 10 de A Teia da Vida é em grande parte baseado neste livro. Outro autor suporte para "A Teia da Vida" foi Ylia Prigorini, premio Nobel e que desenvolveu a teoria das estruturas dissipativas. Um terceiro autor importante na idéia desenvolvida no livro é o chileno Humberto Maturana que estabeleceu o conceito da autopoiese e é umconsagrado pesquisador da cognição.
Os livros de Fritjof Capra sempre foram recheados de bastantes conceitos científicos honrando a formação do autor embora não o livrando da crítica de muitos colegas no meio científico que argumentavam que o que Capra escreve ‘é tudo menos ciência'. Muitas destas críticas se devem ao caráter místico que percola as páginas, principalmente, do seu primeiro livro "oTao da Física".
Em "A Teia da Vida" não se encontram estas passagens místicas e até existe uma convincente defesa científica da hipótese Gaia, muito tempo rejeitada pelo meio científico, talvez devido à escolha do nome mitológico, e hoje já encarada de uma maneira mais favorável.
Discordamos de Capra quando distingue a inteligência humana daquela que poderia ser alcançada pelasmáquinas afirmando que a "inteligência humana é totalmente diferente da inteligência da máquina". Capra critica os cientistas que pesquisam nesta direção denominando-os de cibernéticistas do cérebro. Kurzweil e outros já deixaram, sobejamente, claro que o "scan" que está sendo realizado do cérebro humano permitirá a reprodução integral das funções cerebrais, inclusive daquelas ligadas ao cerebelo,...
tracking img