Tribos urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC

TRIBOS URBANAS:
O movimento PUNK.

Carapicuíba – SP
2011

Leandro Antonio Leite Mendes
Leandro de Almeida
Ulisses Meira
William Pasini
Claudia Lima
Simone Matos
Daniele
Estefano

Tribos Urbanas:
Movimento Punk.

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial à disciplina de Leitura e produção Texto, do curso Tecnólogo em Gestão daTecnologia da Informação da Faculdade Nossa Cidade – FNC, sob a orientação da Profª Mestra Cibele.

Carapicuíba – SP
2011
Sumário
1 RESUMO
1.1 INTRODUÇÃO
1.2 OBJETIVOS
1.3.1 Objetivo final
1.3.2 Objetivos intermediários
REFERÊNCIAS

RESUMO: Este artigo tem por objetivo principal dar um novo significado à crítica social e à força para a revolução, mostrar aforma de vida, a concepção do mundo punk, sua mutação tanto nas atitudes como na música. Além disso, apontar algumas contribuições que o punk e as tribos urbanas fizeram para constituir a Nova História Social. Serão usados os autores: Friendlander, Paul; Maccain, Gillian e Mcneil, Legs.

Palavras-Chave: Punk, Tribos Urbanas, Música, Indústria Cultural.

INTRODUÇÃO

Neste artigo, encontrar-se-ãopontos importantes dos livros pesquisados e suas respectivas críticas. Serão tratados assuntos tanto do movimento punk, como fator social, quanto sua história no meio musical. Falaremos de sua repercussão para época, o que ele se tornou nos dias de hoje, de seus objetivos, de sua composição, de sua forma de atingir e direcionar seus elementos.

TRIBOS URBANAS - PUNKS
Tribojovem ou tribo urbana é o nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias políticas semelhantes. Algumas tribos são alternativas à ordem social baseada na organização familiar, outras são apenas nomes genéricos dados a determinados grupos de pessoas.

Tribos jovens são mais comuns em grandes metrópoles, por esse motivo são chamadas de tribos urbanas.Todos os movimentos de contracultura são tribos urbanas, porém, nem todas as tribos urbanas são movimentos de contracultura.

Uma tribo jovem não é determinada por sua ideologia política, pois, nesse caso, o movimento hippie e o movimento punk seriam iguais. Apesar de ambos serem movimentos anarquistas, as atitudes dos hippies e dos punks são muito diferentes.

Punks e a cultura punkA cultura punk é formada por todos os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência tosca e agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura. Entre os principais elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, asartes plásticas, o cinema, a poesia, e também o comportamento (podendo incluir ou não princípios éticos e políticos definidos), expressões lingüísticas, símbolos e outros códigos de comunicação.
O primeiro movimento Punk surgiu em meados da década de 70 quando o mundo se encontrava no auge da guerra-fria e numa Europa de pós-guerra, com constantes transformações sociais. Jovens marginalizados pelasociedade, pobres e desempregados, fartos da vida que tinham, começam a chocar a sociedade pelo modo agressivo de ser, de vestir e de agir. Esses jovens defendiam o anarquismo e a liberdade individual, manifestam a sua rebeldia contra a hipocrisia, os privilégios, a sociedade conformista, as desigualdades sociais.
Este movimento Punk também é caracterizado por um estilo baseado na música, moda ecomportamento. A primeira manifestação surgiu nos Estados Unidos com a banda The Ramones, por volta de 1974 e é caracterizada por um revivalismo da cultura rock and roll (músicas curtas, simples e dançantes) e do estilo rocker greaser (casacos de couro estilo motociclista, camisa branca, calças de ganga, ténis e o culto a juventude, diversão e rebeldia). O Punk rock acabou por trazer o princípio...
tracking img