Uta historicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO
FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE
DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO
CONTEXTO ESCOLAR

IRETAMA

2010
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO
FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE
DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO
CONTEXTOESCOLAR

Produção de Aprendizagem
apresentada à UTA -
Historicidade, no Curso de
Pedagogia à Distância da
Faculdade Internacional deCuritiba.
Tutor Local:
Centro Associado:

.

IRETAMA

2010
1. INTRODUÇÃO

Sabemos que todas as produções de aprendizagem, no decorrer do curso de pedagogia possuem um valor único para a construção e formação do profissional, na educação sendo a pedagogia um dos cursos indispensáveis paraformação de qualquer educador. Esta produção possui o tema “ As aulas de História e geografia e arte fundamental: espaços para construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar.

Nossos objetivos com essas disciplinas vão alem da interdisciplinaridade, onde buscaremos fazer um breve comentário do contexto escolar relacionando a importância das disciplinas e como as mesmasdevem ser trabalhadas entre si. Neste ponto buscamos apresentar as profundidades do conteúdo além da comunidade escolar, mostrando as contribuições da escola para junção dos conteúdos, ou seja, a uniformização cultural.

Apresentaremos também de acordo (VASCONCELOS, 2007) noções de metodologia de história, mostrando a memória e tempo a partir dos fatos narrados e contatos nos livros, e como essadeve ser transcrita e interpretada. Para essa analise usaremos percurso histórico tendências contemporâneas, e metodologias e seu papel Fundamental. Já se tratando da disciplina de geografia no ensino fundamental, buscaremos apresentar as noções de espaço geográfico, conceitos básicos e tradicionais do ensino da geografia. Considerando sempre a relevância Teórico-político do saber geográfico.

Nadisciplina de Artes buscaremos apresentar as formas a qual esta representada nos parâmetros curriculares Nacionais, ou seja apresentando noções sobra as linguagens artísticas e o conhecimento da arte no ensino fundamental, considerando o percurso histórico e o conhecimento artístico como reflexão. Por fim mostrando a diversidade cultural na sala de aula, e as reflexões sobre as práticaspedagógicas no ensino de história, geografia e arte. Essa produção é de fundamental importância devido à homogeneidade das disciplinas estudadas neste modulo.

2. AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇOS PARA CONSTRUÇÃO DE DIÁLAGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR:

Existem vários conceitos e muitos teóricos tratando a amplitude do conceito contextoescolar, porém sabemos que o contexto escolar não esta unicamente relacionada com o prédio, ou seja, com os murros a qual chamamos de escola. A escola toma dimensões muito mais abrangente, que está além dos professores equipe pedagógica, alunos e equipe multidisciplinar, normas secretárias e governantes, o contexto escolar é tudo aquilo que diretamente ou indiretamente esta relacionado com o ensinoe aprendizagem.

Essa aprendizagem pode ocorrer dentro e fora da escola, de maneira formal ou não formal, o que realmente interessa que ela tenha única e exclusivamente uma função educativa dentro da sociedade já tão carente de qualquer conceito construidor de democracia.

Nesta UTA, buscamos analisar as disciplinar de história, geografia e arte de maneira uni cultural dentro do contexto...
tracking img