Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Didática e Práticas de Ensino
Profª. Ma. Jória Pessoa de Oliveira Silva Modelos de EnsinoAprendizagem e a Didática Cap.1 e 2

Sempre há o que aprender, ouvindo, vivendo e sobretudo, trabalhando, mas só aprende quem se dispõe a rever as suas certezas . (Paradigma) Darcy Ribeiro

2

Ementa
Planejamento de ensino e projetos multidisciplinares. Avaliação do processo ensino-aprendizagem.Gestão da Sala de Aula. Indisciplina Escolar.

3

Objetivos
Rever os princípios que norteiam a atividade docente como prática reflexiva. Compreender a relação entre concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem (o educar) e as consequências para a prática docente
(o fazer pedagógico).

4

Objetivos
Reconhecer o papel estratégico do planejamento para o docente. Entender os vários tiposde planejamento e as suas características.

5

Objetivos
Identificar os fundamentos psicopedagógicos do emprego dos recursos audiovisuais. Compreender as relações entre avaliação da aprendizagem e as concepções pedagógicas.

6

Conteúdos Programáticos
1.Modelos de Ensino-Aprendizagem e a Didática 2.As tecnologias da Interação 3. Plano e Planejamento 4. Objetivos e conteúdos5.Organização e Experiência Educacional 6.Tecnologia educacional.7. Novas Tecnologias na Educação. 8.Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem. 9 e 10 Avaliação: técnicas e Instrumentos- Didática:a Aula como centro.

7

Metodologias de Ensino
Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e das atividades presenciais), interação via web e atividades a distância.

8

Modelos de Ensino-Aprendizagem e aDidática Cap. 1 e 2
Observaremos aqui que, a educação se refere ao processo de formação humana.

9

Sentido da Educação Social e individual

Ação dos adultos sobre os jovens educare alimentar. 10

Sentido individual
Desenvolvimento das aptidões e potencial de cada indivíduo de maneia a contribuir com o aprimoramento de sua personalidade.(educare, criar, fazer sair)

11Necessidade de conciliar os interesses individuais com os interesses básicos da ordem social.

12

Toda educação está baseada numa concepção de homem e de mundo. São aspectos filosóficos que dão à educação seu sentido e seus fins.

13

EDUCAÇÃO PEDAGOGIA DIDÁTICA

14

A Educação é o elemento mais amplo, constituído de práticas formais e informais; A Pedagogia é a ciência que estuda a educaçãoem sua amplitude e complexidade e r eflete as doutr inas e os sistemas de educação. Supõe uma filosofia, concepção de homem.

15

A Didática é um ramo da Pedagogia, que se centra no estudo do processo de ensino intencional realizado na aula.

16

Evolução Histórica da Didática
Início do séc. XIX predomínio da memorização

Educadores e Filósofos refletiam sobre o conhecimento eelaboraram sobre o ato de conhecer, quais sejam:

17

Sócrates conhecer é um ato que se dá no interior do indivíduo. Refutação e maiêutica. Comenius finalidade religiosa. Princípios defendidos por ele na Didática Magna :

18

1.Apresentar o objeto diretamente, fazendo demonstração, pois o aluno aprende através dos sentidos. 2. Mostrar a utilidade específica do conhecimento transmitido. 3. Fazerreferencia à natureza, aos fenômenos estudados.

19

4.Explicar pr imeir o os pr incípios ger ais e depois os detalhes. 5. Passar para o tópico seguinte do conteúdo apenas quando o aluno estiver compreendido o anterior.

20

Pestalozzi (sec. XVIII) a transformação da sociedade se processaria por meio da educação. A educação era um instrumento de reforma social.Educação dasmassas.Respeitar o desenvolvimento infantil.Criou método de ensino, organizou atividades sequencias, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e moral...etc.

21

Método Pestalozziano
(lição de coisas)

1. Apresentar o conhecimento por seus elementos mais simples e concretos. 2. Intuição observar, perceber pelos sentidos. 3. Fixar o conhecimento por meio de uma série progressiva de exercícios...
tracking img