Portifolio uta historicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

PORTIFÓLIO
UTA HISTORICIDADE
Portfólio apresentado à UTA historicidade, no Curso de Pedagogia a Distância Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Rosangela
Pólo: Lorena

LORENA- SP
2010METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Prof.ª Simone Zampier

Atividades Aplicadas à Prática do livro de Metodologia do Ensino de História, Pag. 35.

O filme relata uma misteriosa história de Leonard Shelby, um rapaz que presenciou sua esposa sendo brutalmente assassinada, sofreu um golpe violento na cabeça o deixando a beira da morte. Porém ele sobrevive e a partir de então quervingar a morte de sua esposa, mas sofre de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes. Não se tornando um completo desmemoriado; sabia quem era; lembrava se do seu nome; onde havia nascido; permanecendo consciente do seu passado até o momento do acidente, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas. Sem novas memórias o tempo não existe para Leonard queaparentemente tenta superar sua deficiência registrando todos os acontecimentos e fotografando a tudo e a todos, anotando qualquer pequeno fato que lhe acontecesse. Se não bastasse, adotou uma radical solução tatuando no seu próprio corpo os resultados da sua investigação.
Contando uma narrativa de grande expressão, de uma forma bastante interessante, de trás para frente. A história começa pelo fim.Leonard perdeu a habilidade natural de compreender e explicar o tempo.
É por esta razão que Amnésia contém um desafio aos historiadores. Além de ser um engenhoso quebra-cabeça, o filme faz com que reflitamos sobre os atos humanos.

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Prof. Diogo Labiak Neves

ATIVIDADE APLICADA: PRÁTICA
Produza um texto a partir dos itens a seguir:
- Onde ecomo é o lugar (bairro, distrito, município, área rural) em quê você mora?
- Por que ele é e está dessa maneira?
- Que relações que este lugar estabelece com lugares distantes (outros municípios, estados, países)?
- Por que ele estabelece essas relações e não outras?

HISTÓRIA DE LORENA E O SURGIMENTO DO BAIRRO CIDADE INDUSTRIAL E SUAS ESTALAÇÕES

No vale do Paraíba, quase todas ascidades nascem para apoiar a expedições que cobiçavam o ouro. Com Lorena não foi diferente nasceu em função da travessia do Rio Paraíba, feita pelos bandeirantes e viajantes que iam para Minas Gerais, era o famoso “Porto de Guaypacaré” é o nome tupi que significa braço ou seio da Lagoa Torta, em virtude de um braço do Rio Paraíba, ali existente na época.
Mais tarde o nome original deu-se porcorruptela, Hepacaré que significa para Azevedo Marques lugar das goiabeiras.
Em 1718 sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade se constituía em Freguesia. Em 1788 foi elevada Vila com o nome de Lorena por decreto do Capitão General, então Governador de São Paulo Bernardo José de Lorena, mais tarde Conde de Sarzedas, razão porque foi dado á nova Vila, nome atual.
Algumasconstruções contam a história de Lorena a Capela de Nossa Senhora da Piedade erguida por meio de doações provavelmente em 1698. Anos depois foi erguida em seu lugar uma imponente Catedral com a ajuda de pessoas ilustres como Conde de Moreira Lima e sua mãe.
O Rio passava bem perto da Praça da Igreja. Era o porto de Lorena, local de intenso comércio. Hoje, no seu leito definitivo, passa bem longe daPraça e da Igreja. Selavam o fim de uma era é a construção de outra, denominando então os Bairros.
Tudo começou por volta de 1939, quando a digníssima família Thomaz Figueiredo apropriou-se do Vulgo “Chácaras Amélia Antunes”, pois se tratava de uma grande fazenda com mais de 60.213,53 m hectares de terra, passando a chamar “Fazenda Thomas”, havia uma extensa área de vegetação: como...
tracking img