Portifolio historicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTIFÓLIO HISTORICIDADE
Metodologia do Ensino de História
Metodologia do Ensino de Geografia
Metodologia do Ensino de Arte

IPATINGA

2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

PORTIFÓLIO HISTORICIDADE
Metodologia do Ensino de História
Metodologia do Ensino de Geografia
Metodologia do Ensino de Arte

Relatório de Pesquisa apresentado comoAtividade de Portfólio referente às disciplinas, Metodologia do Ensino de História, Metodologia de Ensino de Geografia, Metodologia do Ensino de Arte do curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutora presencial: Sônia

Centro Associado: Uninter

IPATINGA

2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 04
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 05
2.1 Metodologia do Ensino de história.......................................................................
2.2 Metodologia do Ensino deGeografia...................................................................
2.3 Metodologia do Ensino de Arte...........................................................................
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................
REFERÊNCIAS........................................................................................................

1.INTRODUÇÃO

O papel dasrespectivas disciplinas no Ensino Fundamental como meio facilitador para a estruturação e o desenvolvimento do pensamento do(a) aluno(a) e para a formação básica de sua cidadania é destacado.''...é importante que a as mesmas desempenhem, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno,situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.
O conceito instituído para História do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que vê) é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonímia,o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas investigações de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes, ou seja, é tudo o que está relacionado ás presença, ás atividades, as maneiras de ser das pessoas. Também é dado outro sentido:História, ciência que estuda a vida humana através do tempo. O estudo da história pode servir a diferentes finalidades, que variam conforme o ponto de vista .
O conceito instituído para a ciência da Geografia foi o de ciência que estuda os fenômenos físicos e humanos da Terra.
A história do pensamento geográficose inicia com os gregos, os quais foram a primeira cultura conhecida a explorar ativamente a Geografia como ciência e filosofia, sendo os maiores contribuintes Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu. A cartografia feita pelos romanos, à medida que exploravam novas terras, incluía novas técnicas. O périplo era uma delas, uma descrição dos portos e escalasque um marinheiro experimentado poderia encontrar ao longo da costa; dois exemplos que sobreviveram até hoje são o périplo do cartaginês Hanão o Navegador e um périplo do mar eritreu, que descreve as costas do Mar Vermelho e do Golfo Pérsico.
Durante a Idade Média, Árabes como Edrisi, Ibn Battuta e Ibn Khaldun aprofundaram e mantiveram os antigos conhecimentos gregos. As viagens de...
tracking img